Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO FERNANDES DE SOUZA JUNIOR

DISCENTE : ANTONIO FERNANDES DE SOUZA JUNIOR
DATA : 10/11/2017
LOCAL: Sala 06

Formação Continuada de Docentes de Educação Física e os Estudos da Mídia.

Comunicação; Cultura digital; Educação Física; Formação de professores; Tecnologia.

Esse trabalho monográfico tenciona os debates da formação continuada de docentes de Educação Física com os estudos da mídia e das tecnologias digitais, tendo como objetivo analisar a apropriação dos professores e das professoras de EF da Secretária Municipal de Educação (SME) do município de Natal-RN, participantes das experiências de formação continuada, em relação ao diálogo entre EFE e a cultura midiática. Essa articulação se dá a partir da parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia (LEFEM), e a SME do Natal-RN, por meio da equipe de docentes formadores, responsáveis pelo programa de formação continuada e apoio pedagógica do componente curricular Educação Física do município. O delineamento dessa investigação se filia a pesquisa-ação, evolvendo, aproximadamente, 70 sujeitos, dos quais 9 acionaram a proposta de articulação entre o fazer pedagógico e a cultura midiática. Por meio do Seminário de Experiências Pedagógicas em Educação Física Escolar e Cultura Midiática, foi possível analisar qualitativamente os discursos sobre as experiências de 3 desses docentes, para tanto utilizamos como técnica a análise de conteúdo. Identificamos que as experiências com o tensionamento da cultura midiática na formação continuada, através de conceitos dos estudos da mídia, proporcionaram um espaço de reflexão sobre a própria prática pedagógica desses docentes, que se apropriaram das relações elaboradas na formação continuada pela incorporação da experiência, acionando em sua formação e, consequentemente, em sua atuação profissional. Assim, propor vivencia concreta dos conceitos advindos dos estudos da mídia, potencializam a ressignificação e criação de novas relações com os saberes dos docentes, tencionando os fatores intrínsecos aos docentes que criam barreiras no acionamento da cultura midiática nas práticas pedagógicas da Educação Física escolar. É importante ressaltar a necessidade de o espaço de formação continuada estar aberto ao diálogo, na valorização das diferentes narrativas presentes nesse ambiente plural. Portanto, os ciclos constantes de planejamento, ação, reflexão/descrição e avaliação são imprescindíveis para o tensionamento e qualificação da formação continuada de docentes em serviço em sua relação com a cultura midiática.

Presidente - 1645961 - ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO
Interno - 1149620 - JOSE PEREIRA DE MELO
Externo à Instituição - AUGUSTO CÉSAR RIOS LEIRO - UFBA
Notícia cadastrada em: 17/10/2017 08:20