Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL DE GOIS TINÔCO

DISCENTE : RAFAEL DE GOIS TINÔCO
DATA : 23/11/2016
LOCAL: LEFEM - DEF UFRN

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR & CINEMA: Experimentando novas formas de ensinar no Ensino Médio

Educação Física escolar; Ensino Médio; Esportes; Cinema.

A presente dissertação nasce de uma inquietação sobre os usos dos aparatos audiovisuais na escola, em especial nas aulas de Educação Física. Logo, como objetivo, substancializar o uso da cinematografia nas aulas de Educação Física partindo da seguinte questão de estudo: “Como estabelecer um interlocução entre cinema e esportes nas aulas de Educação Física a partir de preceitos da Mídia-Educação?”. Para tanto, alicerçada nos elementos metodológicos da Pesquisa-Ação e na concepção de ensino da Mídia-Educação, foi realizada uma intervenção pedagógica de um bimestre letivo nas 4 turmas do 2º Ano (2 Informática e 2 Mecatrônica) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus Parnamirim-RN para a experimentação da temática proposta. Para coleta de dados foi utilizado questionários, diário de campo, Facebook e a observação sistemática das aulas. A justificativa desse escrito consiste no caminhar por novos caminhos e possibilidades, ampliando o conhecimento sobre os esportes através do cinema enquanto recurso pedagógico nas aulas de Educação Física, mostrando suas peculiaridades, potencialidades e devida relevância social, bem como na discussão e reflexão sobre o uso do cinema no ambiente escolar, no sentido de subsidiar os professores na construção de uma proposta didático-pedagógica que venha suprir as necessidades dos alunos. Como resultados, foi constatado que a Mídia-Educação trouxe um aumento do espaço-tempo de convivência e aprendizagem, assim como diversas maneiras de expressão do conhecimento adquirido, operando de forma criativa, crítica e reflexiva. Assim, tanto pelos produtos midiáticos criados e apresentados (vídeos e curtas-metragens), quanto pelas discussões sugeridas, houve apropriação de uma visão crítica do conteúdo esporte por parte dos estudantes, ampliando, dessa forma, seus conhecimentos sobre ele.

Presidente - 1645961 - ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO
Interno - 1149620 - JOSE PEREIRA DE MELO
Externo à Instituição - DIEGO DE SOUSA MENDES - UFSJ
Externo à Instituição - LUCIANA VENANCIO - UFC