Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CHARLINE DANTAS FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CHARLINE DANTAS FERREIRA
DATA: 29/02/2016
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 06 do PPGEF no Departamento de Educação Física da UFRN
TÍTULO:

Efeitos de Sessões de Psicomotricidade Relacional sobre as Habilidades Motoras e Controle Postural em Indivíduos com Transtorno do Espectro Autista.


PALAVRAS-CHAVES:

Autismo; Desenvolvimento motor; Déficits motores; Psicomotricidade relacional; brincar.


PÁGINAS: 36
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO:

INTRODUÇÃO: A psicomotricidade relacional é uma prática pedagógica, dedicada à movimentação corporal espontânea e ao brincar que utiliza o imaginário e o simbólico, o emocional e o afetivo, dispondo à criança e ao adulto diferentes objetos nos quais observa-se a interação entre eles. OBJETIVO: Analisar os efeitos das sessões de psicomotricidade relacional sobre as habilidades motoras e o controle postural em indivíduos com Transtorno do Espectro Autista. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo quase experimental com amostragem por conveniência, agrupados de forma não aleatória em grupo experimental (n = 13) e grupo controle (n = 8), compostas por indivíduos que se encontram dentro do Transtorno do Espectro Autista assistidos pelo Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS-i). Todos receberão inicialmente informações sobre os procedimentos e instrumentos utilizados. Em seguida, o grupo experimental será submetido a: 1) Testes motores da Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), e Posturografia em plataforma de força, para avaliação do controle postural; 2) Participação em 8 sessões de psicomotricidade relacional, sendo um encontro por semana com duração de uma hora cada sessão; 3) Reavaliação com a EDM e Posturografia em plataforma de força. Em seguida o grupo controle será submetido a: 1) Avaliação motora com a EDM e Posturografia em plataforma de força; 2) os participantes serão orientados a continuar sua rotina normalmente, com a ressalva de não participar de nenhum programa de psicomotricidade ou psicomotricidade relacional por um período de 8 semanas; 3) Após 8 semanas serão reavaliados com a EDM e Posturografia em plataforma de força. Os dados serão analisados diante dos testes de normalidade por meio do Shapiro Wilk – W e da homogeneidade pelo teste de Levene. Caso a distribuição dos dados seja normal, será possível a utilização de testes paramétricos (Teste t student – independente e pareado). Caso não apresente normalidade será utilizada testes não paramétricos (Mann-Whitney para amostras independentes e Wilcoxon para amostras pareadas).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 396726 - JONATAS DE FRANCA BARROS
Interno - 1149620 - JOSE PEREIRA DE MELO
Externo ao Programa - 1659071 - MARCIO ROMEU RIBAS DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - FRANCISCO ROSA NETO - UDESC
Notícia cadastrada em: 26/02/2016 15:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao