Banca de DEFESA: FABIANA TENÓRIO GOMES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIANA TENÓRIO GOMES DA SILVA
DATA: 08/12/2014
HORA: 14:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
TÍTULO:

Estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) sobre o sistema nervoso autonômico de pessoas com lesão medular com diferentes graus e níveis de lesão.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua; Lesão medular; Sistema nervoso autonômico.


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO:

Introdução: Estimulação transcraniana por corrente continua (ETCC) tem sido usada em estudos voltados para o tratamento da dor periférica crônica em pessoas com lesão medular (LM), mas seus efeitos sobre o sistema nervoso autonômico (SNA) nestes indivíduos são inexistentes e, portanto a necessidade de estudos é de fundamental importância, pois estes indivíduos apresentam desbalanço autonômico, e sua intensidade é dependente do grau e nível da lesão.

Objetivo: Nós investigamos o efeito da ETCC sobre o SNA em pessoas com LM com diferentes graus e níveis de lesão.

Métodos: Estudo randomizado, placebo controlado, aplicou ETCC anódica ou sham sobre o córtex motor primário (M1), bilateralmente, com o eletrodo de referência sendo colocado na protuberância occipital. Dezenove sujeitos (lesão incompleta baixa (n=7), completa baixa (n=9) e completa alta (n=3)) visitaram o laboratório três vezes e receberam ETCC ativa ou sham por 13min. A variabilidade da frequência cardíaca (VFC) foi medida antes, durante e pós-estimulação. A VFC foi calculada usando a analise espectral batimento a batimento dos intervalos derivados das ondas r-r.

Resultados: A ETCC modulou o sistema nervoso autonômico de forma divergente nos grupos analisados. Nos indivíduos com LM completa alta a ETCC não alterou a VFC. Para os indivíduos com LM incompleta baixa a ETCC alterou a VFC no sentido de aumentar o simpático e reduzir o parassimpático e para os indivíduos com LM completa baixa a ETCC reduziu tanto o simpático como parassimpático.

Conclusão: O presente estudo mostrou que a ETCC anódica aplicada sobre o córtex motor primário de forma bilateral, conseguiu modular o balanço do SNA em pessoas com lesão medular e este efeito é dependente do grau e nível de lesão.

 

 
 
 

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2626634 - PAULO MOREIRA SILVA DANTAS
Interno - 2627140 - BRENO GUILHERME DE ARAUJO TINOCO CABRAL
Externo à Instituição - ALAIR PEDRO RIBEIRO DE SOUZA E SILVA - UFRJ
Notícia cadastrada em: 28/11/2014 08:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao