Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO MORAES DUTRA AGRÍCOLA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO MORAES DUTRA AGRÍCOLA
DATA: 30/10/2014
HORA: 09:00
LOCAL: DEF_GEPEBIEX
TÍTULO:

NEUROMODULAÇÃO, ATIVIDADE NEURONAL E RESPOSTAS PSICOFÍSICAS DURANTE EXERCÍCIO FÍSICO


PALAVRAS-CHAVES:

neuromodulação, respostas psicofísicas, atividade neuronal, exercício físico.


PÁGINAS: 64
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO:

Introdução: A relação entre sensações corporais (SC) e sentimentos emocionais é datado desde o século XVIII e atualmente contextualizado a partir de estudos no campo da neurociência, que colocam o cérebro como mediador desta relação resultando em tomadas de decisão e comportamento. Sabe-se que o córtex pré-frontal (CPF), é uma região importante para compreender esta relação, devido a função que desempenha no circuito central da emoção e no sistema de recompensa. Além disso, o córtex insular (CI) também tem destaque importante, devido ao seu papel de conscientização das informações advindas do estado corporal em sentimentos. Desse modo, modular estas regiões, implica em alterar as respostas psicofísicas em determinada situação, como por exemplo, no exercício físico. No entanto, há falta de informações envolvendo cérebro, respostas psicofísicas no exercício físico, a partir da utilização de instrumentos capazes de neuromodular e mensurar a atividade cerebral fortalecem o estudo desta temática.

Objetivo: testar o efeito da neuromodulação sobre a atividade neuronal, respostas perceptuais e afetivas durante exercício físico.

Métodos:  os indivíduos serão avaliados em cinco visitas realizadas em dias distintos. Na primeira visita será realizado o teste incremental máximo em cicloergômetro. As demais visitas serão conduzidas com a aplicação da estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) em quatro condições com características distintas e aleatorizadas, seguidos de trinta minutos de exercício físico a 90% do limiar ventilatório. Durante estes procedimentos serão mensurados a atividade neuronal (AtN), frequência cardíaca (FC), consumo de oxigênio (VO2) e coletados a percepção subjetiva de esforço (PSE) e afeto. Para análise dos dados serão utilizados os seguintes procedimentos estatísticos: (I) Shapiro Wilk; (II) Anova two-way para análise da AtN e respostas psicofísicas durante os momentos do exercício físico nas diferentes condições de ETCC; (III) Teste de Mauchly; e (IV) Correção de Greenhouse-Geisser, caso necessário. Será adotado um p <0,05.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1989744 - HASSAN MOHAMED ELSANGEDY
Interno - 1640243 - ALEXANDRE HIDEKI OKANO
Externo ao Programa - 1216466 - JOHN FONTENELE ARAUJO
Externo à Instituição - RICKSON COELHO MESQUITA - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 11/11/2014 18:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao