Banca de QUALIFICAÇÃO: MACKSON LUIZ FERNANDES DA COSTA

DATA: 31/10/2014
LOCAL: Sala de Aula 7 - DEF

A relação dos conteúdos da Educação Física escolar e do Programa Mais Educação

Educação Física; Educação Integral; Programa Mais Educação; Conteúdos.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

Diante do atual contexto educacional do Brasil, a temática da educação integral tem recebido destaque, tendo como política indutora o Programa Mais Educação. Nesse sentido apresentamos as vertentes de educação integral que surgiram na história do país e como a educação física se apresentou na história das intenções de formação integral. Tendo como principal objetivo discutir a relação da Educação Física escolar com o Programa Mais Educação, especificamente no macro campo Esporte e Lazer, considerando as convergências e divergências de conteúdos existentes nas atividades ofertadas aos alunos. Por metodologia foi adotada uma pesquisa documental, tendo como base os relatórios de avaliações realizada pelas Equipes Colaboradoras de Acompanhamento Pedagógico e Administrativo do Segundo Tempo no Brasil, especificamente as avaliações realizadas pela Equipe Colaboradora 3 (EC3), vinculada ao Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a qual acompanhou os convênios do Mais Educação nos municípios de Bayeux/PB, Araruna/PB, Natal/RN e Parnamirim/RN, totalizando 18 relatórios, e para analisar os dados optamos por usar a análise de conteúdo.  O trabalho ficou dividido em quatro capítulos, sendo o primeiro, uma revisão de literatura sobre educação integral no Brasil, o segundo sobre a perspectiva da Educação Física na Educação Integral, o terceiro trata das questões metodológica da pesquisa e o quarto buscará traçar relações do Programa Mais Educação com a Educação Física. E por fim apresentaremos considerações finais com apontamentos de contribuições da Educação Física para o macro campo Esporte e Lazer e do macro campo Esporte e Lazer para a Educação Física no contexto de uma educação integral.

Presidente - 1149620 - JOSE PEREIRA DE MELO
Interno - 1645961 - ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO