Banca de DEFESA: ALINE DA PAIXÃO PREZOTTO

DISCENTE: ALINE DA PAIXÃO PREZOTTO
DATA: 29/08/2014
LOCAL: Sala de Aula 7 (DEF)

NO BANZEIRO DO AMAZONAS: REALIDADE E PERSPECTIVAS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS DE VÁRZEA DO MUNICÍPIO DE SANTARÉM-PARÁ

Várzea; Varzeiros; Educação Física; Prática Docente; Professor Leigo.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

A presente dissertação intitulada “No banzeiro do Amazonas: desafios e possibilidades para aulas de Educação Física nas escolas de várzea do município de Santarém-Pará” teve como objetivo geral apresentar e discutir os desafios e as dificuldades do professor sem qualificação profissional para ensinar Educação Física na região de várzea do município de Santarém, tendo-se como objetivos específicos: 1) identificar os desafios que emergem do ambiente de várzea que se relacionam ao cotidiano docente e aos espaços físicos para as aulas de Educação Física; 2) realizar um levantamento das dificuldades do professor sem qualificação profissional para ensinar Educação Física, bem como, do modelo de aula desenvolvido. Para o alcance dos objetivos enunciados, a presente pesquisa lançou mão à abordagem qualitativa com base na técnica do estudo de caso. A investigação foi desenvolvida em aproximadamente cinco meses na escola da comunidade São Ciríaco do Urucurituba, localizada às margens do rio Amazonas, no município de Santarém e ocorreu em duas etapas: na primeira, foram realizados registros através de fotografias e anotações em diário de campo sobre o cotidiano e sobre as condições locais de realização das aulas; na outra etapa, realizada simultaneamente à primeira, buscou-se identificar as dificuldades associadas à pratica docente nas aulas de Educação Física da escola, através de observação das aulas, entrevista com a professora responsável e com dois grupos de alunos, além da análise de um plano de curso apresentado pela professora. Após o levantamento do contexto das aulas, modificamos a postura para observador participante. Nessa fase, proporcionamos uma capacitação em que foram desenvolvidos estudos de temas relevantes para a professora. Essa mudança de postura foi importante para a confirmação de informações já coletadas e o acréscimo de outras que foram registradas no diário de campo, acrescentadas de fotografias e filmagens. Os resultados da pesquisa desnudam os desafios que emergem do convívio cotidiano das pessoas com o rio, como os riscos de enfrentar um temporal ou fazer uma travessia; os aspectos de sazonalidade da cheia e vazante, pelo fato da comunidade estar localizada numa região de várzea; bem como, as dificuldades inerentes do ambiente de várzea, como por exemplo, o fenômeno das “terras crescidas” que ocorre durante a vazante do rio e que altera o espaço físico de realização das aulas. Além disso, verificou-se que a prática pedagógica da professora era bastante limitada pela falta de conhecimento dos conteúdos de Educação Física e das metodologias de ensino, o que ocasionava uma limitação na realização de suas aulas baseadas em dois modelos pedagógicos da área, empregados por ela: o “rola a bola” e o “esportivismo”. Como perspectiva de melhoria para esse quadro, foi apresentada durante a capacitação o modelo pedagógico descrito nos Parâmetros Curriculares Nacionais em consonância com a realidade dos espaços e materiais didáticos disponíveis.

Presidente - 1149620 - JOSE PEREIRA DE MELO
Interno - 1645961 - ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO