Banca de DEFESA: JOAO MARIA DA CRUZ

DISCENTE: JOAO MARIA DA CRUZ
DATA: 24/02/2014
LOCAL: Auditório do Laboratório VER - DEF

TRAJETÓRIA PROFISSIONAL E RUPTURAS EPISTEMOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ATUAÇÃO DO PROFESSOR

Educação Física Escolar; Formação; Corpo; Atuação de professor

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

Esta dissertação é fruto de inquietações com os processos teórico-metodológicos e aprendizagem ocorridos na prática pedagógica da Educação Física na escola, as quais me acompanham desde a formação inicial, momento em que vivenciei uma aprendizagem de forma fragmentada, voltada ao tecnicismo e a esportivização. No intuito de melhor qualificar as intervenções pedagógicas da educação física na escola, estive sempre preocupado em aplicar o que recebia na Universidade, mas o cotidiano das aulas estava sempre a exigir outros fazeres. Nesse sentido, muito foram os momentos de rupturas epistemológicas ocorridas na minha formação, nas quais sempre busquei novos investimentos na formação para dar conta da oferta de uma educação física mais humanista e pautada em verdadeiros preceitos educacionais. Nesse intuito tive que refletir sobre as intervenções pedagógicas ao longo da minha formação, no sentido de não realizar as atividades como acúmulo de fazeres, mas como metamorfoses de saberes e, portanto, geradoras de aprendizagens para os alunos. Dessa forma, essa dissertação insere-se nesse contexto com o objetivo geral, de discutir a minha trajetória profissional, considerando-se as rupturas epistemológicas da Educação Física, ocorridas na minha formação e atuação. Objetiva-se, ainda, identificar as contribuições destas formações na atuação profissional, centradas na narração e reflexão de experiências significativas no ensino do esporte e da Educação Física Escolar. Ressalta-se as mudanças de paradigmas, saindo dos métodos ginásticos, passando pelo método dança-educação física, psicomotricidade, chegando às teorias críticas contemporâneas vivenciadas a partir da cultura de movimento, bem como suas implicações para a atuação profissional. Optamos por uma pesquisa qualitativa, utilizando o método autobiográfico, tendo como técnicas ou fontes, as narrativas, o registro fotográfico e amostra de vídeos. Nos estudos, dentro da área da educação, na maioria das vezes, as pesquisas qualitativas vieram se contrapor a visão positivista da quantificação nas analises dos fenômenos sociais. Novas ideias foram aparecendo no sentido de apresentar perspectivas inovadoras para se entender o real.  Os dados da pesquisa serão apresentados de forma narrada (descritiva), analisados como base no referencial teórico que orienta o estudo, em especial autores que discutem a educação física escolar, a formação profissional e a concepção de corpo.  Acreditamos que nossa pesquisa poderá ser de relevância para a formação em Educação Física, pois a partir de reflexões pedagógicas em determinadas realidades históricas, vislumbra ser possível abrir novos olhares para a atuação de outros professores de educação física.

Presidente - 1149620 - JOSE PEREIRA DE MELO
Interno - 1049922 - TEREZINHA PETRUCIA DA NOBREGA