Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE DA PAIXÃO PREZOTTO

DISCENTE: ALINE DA PAIXÃO PREZOTTO
DATA: 27/09/2013
LOCAL: Sala de Aula 7 - DEF

NO BANZEIRO DO AMAZONAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS DE VÁRZEA DO MUNICÍPIO DE SANTARÉM-PARÁ

Várzea; Escola; Educação Física; Prática Docente;

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

A presente dissertação apresenta e discute os desafios e dificuldades encontrados pelos professores que atuam nas aulas de educação física na região de várzea do município de Santarém-Pará para desenvolverem as aulas. Deste modo, para abordar as questões em pauta foi necessário dois momentos. No primeiro ocorreram duas visitas às duas escolas de várzea da rede municipal, a escola Nossa Senhora de Fátima localizada na comunidade Saracura na região do Ituqui e a escola São Ciríaco cuja comunidade tem mesmo nome e se situa na região do Urucurituba. Em ambas as escolas foram levantadas informações mais ampliadas sobre o universo peculiar da várzea. Para um estudo mais detalhado foi feita uma imersão na escola São Ciríaco durante um período de cinco meses objetivando identificar e discutir, juntamente com a professora da escola, as temáticas e estratégias de ensino para o desenvolvimento dos conteúdos da educação física escolar. De maneira específica foram identificados os aspectos significativos da várzea que se relacionam à prática pedagógica do professor de educação física e as fragilidades nos saberes da Educação Física - materializados nos planos existentes, nos discursos e nas aulas – que foram discutidos com a professora para determinar as ações estratégicas que buscaram a melhoria na prática pedagógica. Para as questões enunciadas a presente pesquisa trata de um estudo de campo, de abordagem qualitativa, ancorada no método de pesquisa-ação, em que foram mobilizadas entrevistas, fotos e filmagens das aulas para registro das informações. Os resultados desnudam o cenário da várzea, revelam os desafios e dificuldades cotidianos de ribeirinhos, varzeiros ou não, e especialmente dos profissionais da educação que atuam nessa região, e de modo mais particular os que atuam nas aulas de educação física, assim como indica fragilidades e aponta possibilidades para a prática docente nas aulas de educação física.

Presidente - 1149620 - JOSE PEREIRA DE MELO
Externo ao Programa - 1714277 - ANTONIO DE PADUA DOS SANTOS