Banca de QUALIFICAÇÃO: JASON AZEVEDO DE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JASON AZEVEDO DE MEDEIROS
DATA: 08/10/2013
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 06 - DEF - UFRN
TÍTULO:

Efeito do treinamento resistido sobre a variabilidade da frequência cardíaca, qualidade do sono e marcadores bioquímicos de pessoas vivendo com HIV/Aids.


PALAVRAS-CHAVES:

Treinamento de resistência, frequência cardíaca de recuperação, transtornos do sono, Análise química do sangue.


PÁGINAS: 25
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO:

Introdução: As pessoas vivendo com HIV/Aids são suscetíveis a adquirirem inúmeras doenças oportunistas devido a imunossupressão causada pelo vírus. A terapia com os medicamentos antirretrovirais aumentou a expectativa de vida, porém tornou-se constante o estudo do processo fisiopatológico da infecção e das estratégias de intervenção que possam melhorar a qualidade de vida destes indivíduos. Objetivo: Verificar o efeito do treinamento resistido sobre a variabilidade da frequência cardíaca, qualidade do sono e marcadores bioquímicos de pessoas vivendo com HIV/Aids. Metodologia: Participarão deste estudo 20 pessoas vivendo com HIV e Aids com idade entre 20 e 60 anos, fisicamente inativos e que façam o uso da terapia antirretroviral. Todos participarão de uma intervenção que durará 16 semanas, 3 vezes por semana e duração de aproximadamente 1h e 30 min de treinamento resistido por dia. As sessões de treino acontecerão na academia de ginástica do departamento de educação física da UFRN. O treinamento resistido para hipertrofia será composto por exercícios mono e multiarticulares que enfatizarão as regiões mais afetadas pela lipodistrofia. A intensidade da carga de treino será controlada pela percepção subjetiva de esforço baseada na escala OMNI-Res. Antes do início da intervenção, os participantes serão submetidos a uma avaliação da composição corporal seguindo o protocolo da Sociedade Internacional para o Avanços da Cineantropometria (ISAK, 2001). A avaliação da variabilidade da frequência cardíaca será por meio de análise linear do domínio do tempo (DT) e da frequência (DF) em repouso e durante a recuperação pós-exercício no teste de caminhada de 6 min, protocolo sugerido pela American  Thoracic  Society  (ATS, 2002) e como instrumento de avaliação será usado um frequencímetro POLAR© RS800CX e o programa respectivo Polar Pro Tainer. A avaliação bioquímica do sangue acontecerá no Centro Clínico Doutor José Carlos Passos. Será também aplicado o questionário de qualidade do sono de Pittsburgh-BR. As avaliações serão repetidas na 8ª e 16ª semanas de treino. Resultados: espera-se que o treinamento resistido a longo prazo melhore a capacidade aeróbia, bem como influencie no aumento da VFC diminuindo a atividade simpática, assim como regulador do sono e normalizador dos níveis dos marcadores bioquímicos em pessoas vivendo com HIV/Aids.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2626634 - PAULO MOREIRA SILVA DANTAS
Interno - 1793257 - ARNALDO LUIS MORTATTI
Externo ao Programa - 2627140 - BRENO GUILHERME DE ARAUJO TINOCO CABRAL
Externo à Instituição - RONALDO VAGNER THOMATIELI DOS SANTOS - UNIFESP
Notícia cadastrada em: 01/10/2013 16:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao