Banca de DEFESA: RICHARDSON CORREIA MARINHEIRO

DISCENTE: RICHARDSON CORREIA MARINHEIRO
DATA: 22/07/2013
LOCAL: Sala 06 do DEF/CCS/UFRN

A influência da estimulação transcrâniana por corrente contínua nos parâmetros de dano muscular induzido pelo exercício

1. estimulação transcrâniana por corrente direta, 2.dano muscular, 3. exercício

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

A eletroestimulação transcraniana é uma técnica não invasiva que demonstra um amplo potencial de aplicabilidade, tanto na neurociência como em áreas onde se necessita de maior excitabilidade e respostas neuromusculares. Por apresentar um impacto positivo na melhoria das capacidades físicas, torna-se necessário testar seus efeitos sobre estados de comprometimento da mobilidade, como no dano muscular acarretado pela prática de exercício de contração excêntrica de alta intensidade. Para tanto, este trabalho pretende avaliar, por meio indireto, os parâmetros de dano muscular induzido pelo exercício por meio de estudo clínico de caráter experimental, controlado, randomizado e duplo-cego. Serão analisados os parâmetros bioquímicos da Creatina Kinase e Mioglobina, o torque e força muscular e a resposta subjetiva da dor, antes (T0), após a realização de uma sessão de alta intensidade do exercício de flexão e extensão do joelho (T1) e seus efeitos posteriores em 24 (T2), 48 (T3), 72 (T4) e 168 horas (T5). A amostra será composta por jovens com idade entre 17 e 21 anos, estudantes do Instituto Federal da Paraíba – Campus Sousa, os quais serão alocados em três grupos, sendo eles: G1: grupo controle – sham; G2: grupo de estimulação antes do dano e sham durante o processo de recuperação e G3: grupo sham antes do dano e estimulação durante o processo de recuperação. Supõe-se que este recurso apresente impacto positivo sobre os parâmetros de dano muscular ocasionado após uma seção de exercício intenso, sendo uma promissora técnica com utilidade em  grupos de atletas após competições, em casos especiais como idosos durante o processo de sarcopenia (perda progressiva da força e massa muscular), bem como na população em geral, sanando os sintomas que estimulam a não permanecia nos programas de atividade física.

Presidente - 396726 - JONATAS DE FRANCA BARROS
Interno - 1640243 - ALEXANDRE HIDEKI OKANO