Banca de DEFESA: ORIGILENE BEZERRA DANTAS

DISCENTE : ORIGILENE BEZERRA DANTAS
DATA : 19/02/2024
LOCAL: https://meet.google.com/ukb-swkt-xqt

Filogeografia de Rowlandius potiguar Santos, Ferreira & Buzzato, 2013 (Arachnida: Schizomida: Hubbardiidae) nas cavernas da Caatinga

Biologia subterrânea; Artrophoda; delimitação de linhagens; Formação Jandaíra; taxonomia integrativa, conservação.

A maioria das cavernas do Estado do Rio Grande do Norte (RN) está inserida nos calcários da Formação Jandaíra, na Caatinga. Essa região é considerada de alta relevância bioespeleológica, uma vez que apresenta elevada riqueza e concentração de espécies que são adaptadas aos ambientes subterrâneos. Dentre elas, estão os aracnídeos da ordem Schizomida, também conhecidos como escorpião-chicote-de-cauda-curta, cuja espécie Rowlandius potiguar foi registrada em 30 cavernas no oeste do RN. Embora algumas cavernas estejam protegidas no Parque Nacional da Furna Feia (PNFF), a maioria não está em áreas protegidas, tornando-as vulneráveis a diferentes tipos de impactos antrópicos. Essa ampla distribuição pode refletir uma espécie troglófila que eventualmente colonizou cavernas ao longo da Formação Jandaíra, ou um complexo de espécies troglóbias, como detectado em outros invertebrados da região. Para responder a essa questão através de abordagem filogeográfica, coletamos esses esquizômidos em 12 cavernas de sua distribuição conhecida, incluindo na caverna Casa de Pedra, que é o registro mais sul de Rowlandius no RN, na formação Jucurutu, bem como registramos 14 novas ocorrências. Análises filogeográficas e filogenéticas, usando os marcadores moleculares mitocondrial citocromo C oxidase I e nuclear rDNA 28s, indicaram que R. potiguar se trata de um complexo de espécies, com duas possíveis espécies novas, sendo uma restrita à caverna Casa de Pedra (Rowlandius sp.n.2), e mais uma sustentada por dados morfológicos da genitália interna feminina e do formato do flagelo terminal no final do abdome dos machos, ocorrendo em treze cavernas (Rowlandius sp.n.1). Além disso, as análises filogeográficas detectaram uma estruturação de cinco populações para R. potiguar e de três para Rowlandius sp.n.1. Essas linhagens ocorrem em alopatria e não apresentaram um padrão definido de distribuição. Também destacamos que as espécies identificadas no complexo estão protegidas em áreas de conservação, como o Parque Nacional da Furna Feia, em Baraúna, e o Monumento Natural Cavernas de Martins, em Martins. No entanto, é preciso ressaltar que existem populações vulneráveis nos municípios de Governador Dix-Sept Rosado e Felipe Guerra. Com isso, propomos a atualização da distribuição geográfica de R. potiguar, ao passo que sugerimos o aumento da riqueza do gênero Rowlandius na Caatinga.

Externo à Instituição - ADALBERTO JOSÉ DOS SANTOS - UFMG
Externo à Instituição - IVAN LUIZ FIORINI DE MAGALHÃES
Presidente - 1865104 - SERGIO MAIA QUEIROZ LIMA
Notícia cadastrada em: 08/02/2024 14:12