Banca de QUALIFICAÇÃO: ORIGILENE BEZERRA DANTAS

DISCENTE : ORIGILENE BEZERRA DANTAS
DATA : 10/01/2024
LOCAL: https://meet.google.com/yva- sbkq-dzm

Filogeografia de Rowlandius potiguar Santos, Ferreira & Buzzato, 2013 (Arachnida: Schizomida: Hubbardiidae) nas cavernas da Caatinga

Biologia subterrânea; artrophoda; delimitação de linhagens; Formação Jandaíra; taxonomia.

A maioria das cavernas do Rio Grande do Norte está inserida nos calcários da Formação Jandaíra, no bioma Caatinga. Essa região é considerada de alta relevância bioespeleológica, uma vez que apresenta elevada riqueza e concentração de espécies que são adaptadas aos ambientes subterrâneos. Dentre elas, estão os aracnídeos Schizomida, também conhecido como escorpião-chicote-de-cauda-curta, cuja espécie Rowlandius potiguar é registrada em 30 cavernas no Oeste potiguar. a maioria destas cavernas não está em áreas protegidas, tornando-as vulneráveis a diferentes tipos de ameaça. Coletamos esses esquizômidos em 12 localidades de sua distribuição geográfica conhecida, bem como registramos 14 novas ocorrências para o grupo. Análises filogeográficas e filogenéticas, usando os marcadores moleculares citocromo C oxidase I e rDNA 28s, indicaram que R. potiguar se trata de um complexo de espécies, com duas possíveis espécies novas, sendo uma delas sustentada também por análises morfológicas da genitália interna feminina e da estrutura diagnóstica ao final do abdome em machos. Com isso, propomos a atualização da distribuição geográfica de R. potiguar, considerando uma alopatria decorrente de diferentes lajedos com localidades dentro do Parque Nacional da Furna Feia, em Baraúna, e nos municípios de Mossoró, Gov. Dix-Sept Rosado e Felipe Guerra, ao passo que sugerimos o aumento da riqueza do gênero Rowlandius na Caatinga, visto que o andamento do estudo até agora fornece informações que sustentam a descrição de pelo menos uma nova espécie.

Externo à Instituição - IVAN LUIZ FIORINI DE MAGALHÃES
Externo à Instituição - ADALBERTO JOSÉ DOS SANTOS - UFMG
Presidente - 1865104 - SERGIO MAIA QUEIROZ LIMA
Notícia cadastrada em: 21/12/2023 16:35