Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA MARIA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNA MARIA DA SILVA
DATA : 29/11/2023
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/rof- kdpm-twf
TÍTULO:

ECOLOGIA DE COLÊMBOLOS (ARTHROPODA: HEXAPODA) EPIEDÁFICOS EM UMA ÁREA DE TRANSIÇÃO CERRADO-CAATINGA: COMO A SAZONALIDADE E O PERFIL DA VEGETAÇÃO AFETAM AS SUAS COMUNIDADES?


PALAVRAS-CHAVES:

Composição de espécies, conservação, ecologia de comunidades, fauna de solo.

 


PÁGINAS: 57
RESUMO:

Colêmbolos são microártropodes amplamente distribuídos por todos os ecossistemas terrestres, principalmente associados ao solo. Apesar de desempenharem papel fundamental no funcionamento dos ecossistemas edáficos, estudos envolvendo esses animais são limitados e principalmente de cunho taxonômico, especialmente os já realizados no Brasil. Assim, o objetivo principal deste trabalho foi o de comparar a comunidade de colêmbolos epiedáficos em diferentes fitofisionomias do Parque Nacional da Serra das Confusões (Piauí), sendo elas Floresta Semidecídua (Cânion), Savana Estépica (Lajeiro) e Carrasco, avaliando os efeitos da sazonalidade, perfis de vegetação e outras variáveis bióticas e abióticas nas populações estudadas. Para tanto, foram realizadas coletas padronizadas, com armadilhas de queda, aferição de variáveis bióticas e abióticas, triagem, morfotipagem, montagem e identificação. A representatividade do inventário foi estimada por meio de curva de rarefação de espécies, com níveis de interpolação e extrapolação. Para analisar a diversidade alfa, foram estimadas a riqueza, diversidade e equitabilidade com a realização de uma análise de variancia (ANOVA). Para as análises de diversidade beta foram realizadas Análise de Variância Multivariada Permutacional (PERMANOVA), diversidade de Whittaker, Análise de Componentes Principais para a composição de espécies e influência dos parâmetros ambientais, e uma Análise de Redundância, também para analisar a influência dos parâmetros ambientais. Foram coletados um total 29.616 espécimes de colêmbolos pertencentes a três ordens, 12 famílias, 31 gêneros e 46 morfoespécies durante os dois períodos de coleta. As análises de abundância e riqueza indicaram diferenças significativas entre as diferentes estações. As análises de Diversidade de Shannon-Wiener e Simpson indicaram diferenças significativas na interação entre os dois períodos, especialmente na fitofisionomia da Savana Estépica (Lajeiro). O índice de equitabilidade de Pielou indicou diferenças significativas entre os diferentes períodos e na interação entre os períodos e as fitofisionomias. As principais variáveis ambientais que influenciaram os padrões de diversidade foram temperatura do solo, altura do folhiço, pH, umidade do solo, areia, silte, cobertura do dossel e riqueza de plantas. Os resultados apresentados compilaram um amplo inventário para o Estado do Piauí, sendo as maiores abundâncias e riquezas observadas durante o período de seca.



MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - BRUNA RAQUEL WINCK
Interno - 1879211 - BRUNO CAVALCANTE BELLINI
Externo à Instituição - CLÉCIO DANILO DIAS DA SILVA
Notícia cadastrada em: 14/11/2023 14:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao