Banca de DEFESA: RENAN DE LIMA OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RENAN DE LIMA OLIVEIRA
DATA : 26/12/2022
LOCAL: Videoconferência: https://meet.google.com/bor-kfdp-cwo

Estudos Morfológicos e Moleculares de Fungos Gasteroides (Basidiomycota) do Nordeste do Brasil

Agaricomycetes, biodiversidade, conservação, semiárido, sistemática.

Fungos gasteroides constituem diversas linhagens de basidiomycetes caracterizados pela dispersão passiva dos basidiósporos; a maturação dos basidiósporos ocorre dentro do corpo de frutificação e protegidos por uma camada externa denominada perídio. O primeiro registro com os fungos gasteroides no Brasil foi por volta do final do século XVIII pelo estudante universitário, José Marianno da Conceição Vellozo. Porém somente no início do século XXI é que se observa um considerado aumento nos estudos de fungos gasteroides no Brasil, com destaque aos trabalhos com fungos da região nordeste. O objetivo geral do estudo aqui proposto é ampliar o conhecimento taxonômico destes fungos, incluídos atualmente em Agaricomycetidae e Phallomycetidae, concedendo dados morfológicos e moleculares quando possíveis de espécies coletadas em áreas do nordeste do Brasil. Para isso, foram realizadas expedições de campo em áreas do nordeste brasileiro nos meses com maior incidência pluviométrica: fevereiro a julho de 2019 a 2022. Bem como, foram solicitados também empréstimos de espécimes do fungário UFRN-fungos. Análises macro e microscópica foram realizadas no Laboratório de Biologia de Fungos da UFRN. As análises de microscopia eletrônica de varredura foram realizadas no Laboratório do Centro de Tecnologia do Gás (CTGás) – Natal/RN. As extrações, amplificações e purificação de DNA foram realizadas no Laboratório de Biologia Celular e Genética Vegetal do Departamento de Biologia Celular e Genética da UFRN. Como resultado oito espécies novas para ciência foram designadas: Calvatia baixaverdensis R.L. Oliveira, R.J. Ferreira, P. Marinho, M.P. Martín & Baseia sp. nov.; Calvatia nordestina R.L. Oliveira, R.J. Ferreira, P. Marinho, M.P. Martín & Baseia sp. nov.; Cyathus sp. nov. 1; Cyathus sp. nov. 2; Cyathus sp. nov. 3.; Geastrum albofibrosum R.L. Oliveira, Dourado-Barbosa, R. Cruz, M.P. Martín & Baseia; Geastrum sp. nov. 1.; Tulostoma orotubulosa Dourado-Barbosa, R.L. Oliveira, A.A. Lima, Baseia & R. Cruz sp. nov. Bem como, dezenove novos registros. As análises moleculares se mostraram importantes e necessárias e as análises morfológicas fundamentais na descrição de novos registros e de novas espécies. Esforços como esses de levantamentos são necessários, bem como, a ampliação do conhecimento dos fungos gasteroides na região nordeste, possibilitando um aumento na conservação dessas espécies.

Externo à Instituição - ALEXANDRE GONÇALVES DOS SANTOS E SILVA FILHO
Presidente - 1452763 - IURI GOULART BASEIA
Externa à Instituição - JULIETH DE OLIVEIRA SOUSA - UFRN
Externo ao Programa - 2257836 - PAULO SERGIO MARINHO LUCIO - UFRNExterno à Instituição - RUY ANDERSON ARAÚJO DE LIMA