Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA ALVES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA PAULA ALVES DA SILVA
DATA : 28/01/2021
LOCAL: Realizada por videoconferência

Biogeografia evolutiva e evolução de nicho em Rhipsalideae DC. (Cactaceae Juss.)

Biorregionalização, reconstrução filogenética, tempo de divergência.

Estudos filogenéticos recentes revelam a monofilia da tribo Rhipsalideae. Rhipsalideae inclui a maioria dos cactos epífitos, distribuídos preferencialmente na América do Sul. Atualmente, compreende 57 espécies distribuídas em quatro gêneros, com relevante importância florística no leste do Brasil, habitando principalmente a Mata Atlântica brasileira. No entanto, as delimitações genéricas e subgenéricas do grupo e o conhecimento do tempo de divergência e diversificação da tribo ainda é incipiente. Assim, o objetivo deste trabalho, foi reconstruir a filogenia de Rhipsalideae para melhor entender as relações genéricas e subgenéricas do grupo, além disso, objetivamos também compreender a riqueza e distribuição da família Cactaceae afim de delimitar biorregiões para a família na região Neotropical. Para isso foram coletados dados moleculares e geográficos de plataformas online como Genbank, GBIF, SpeciesLink e Reflora para posteriores análises filogenéticas e biogeográficas. Os resultados apontam que Rhipsalideae é monofilética fortemente suportada nas análises de inferência bayesiana, de máxima parcimônia e de máxima verossimilhança. Aqui expandimos o conhecimento sobre as relações subgenéricas do gênero Rhipsalis. Em relação a biorregionalização de Cactaceae delimitamos 25 biorregiões para o grupo e reconstruídos nas nossas análises os três principais centros de diversidade para família: México, região Andina e Leste do Brasil. Nossos resultados revelam mudanças na circunscrição subgenérica de Rhipsalis e trazem novidades quanto a origem de Rhipsalideae, além disso propõe novas biorregiões para família. Desta forma, nossos resultados podem servir como base para estudos futuros, tanto filogenéticos quanto para entender a história evolutiva, conservação e padrões de distribuição e riqueza da família e da tribo Rhipsalideae na região Neotropical e nas florestas úmidas da América do Sul.

Externo à Instituição - DANILO RAFAEL MESQUITA NEVES - UFMG
Presidente - 1813882 - ALICE DE MORAES CALVENTE VERSIEUX