Banca de QUALIFICAÇÃO: MÁRCIO JOAQUIM DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MÁRCIO JOAQUIM DA SILVA
DATA : 14/10/2016
LOCAL: Sala de reuniões do Centro de Biociências

Padrões de riqueza das espécies de peixes de água doce nas drenagens do Projeto de Transposição do Rio São Francisco, Semiárido Brasileiro: uma linha de base para detectar mudanças causadas pela conexão artificial em andamento

Ecorregião Nordeste Médio Oriental, Impactos antropogênicos, Peixes neotropicais, Rios temporários, Invasões biológicas.

Ecossistemas aquáticos globais têm perdido parte da biodiversidade decorrente dos crescentes impactos antrópicos deletérios. Além disso, carecem de estudos que sintetizem dados e preencham lacunas de conhecimento. Para a ictiofauna neotropical, uma destas lacunas é a Ecorregião Nordeste Médio Oriental (MNCE) cujas drenagens serão receptoras das águas do maior projeto de transposição já realizado no Brasil (Projeto de transposição do rio São Francisco - PISF). Aqui, fornecemos um diagnóstico atual da riqueza da ictiofauna de água doce das bacias envolvidas no PISF. Os números de riqueza e compartilhamento de espécies, endemismo, número de espécies ameaçadas e não-nativas foram obtidos utilizando dados primários e secundários de 308 localidades. Foram registradas 120 espécies (em 25 famílias e sete ordens), das quais 110 são nativas (61 na MNCE e 77 na Ecorregião São Francisco - SFRE). Dezesseis espécies (14,54%) foram registradas em todas as bacias avaliadas. Maiores valores de endemismo foram registrados na SFRE (21), MNCE (14) e na bacia do rio Jaguaribe (JAG) (4). O número de espécies compartilhadas entre a SFRE e a soma das quatro bacias receptoras da MNCE foi 28 (25,45%), os valores mais altos e mais baixos de compartilhamento entre a SFRE e bacias receptoras foram: SFRE x JAG (24; 23,30%) e versus bacia do rio Apodi (APO) (20; 22,47%), respectivamente. Quando comparadas entre si, as bacias receptoras apresentaram compartilhamentos visivelmente maiores [maior, Piranhas-Açu (PIA) x JAG = 35; 64,81% e menor, APO x Paraíba do Norte (PAR) 20; 42,55%]. JAG contém 81,97% das espécies registradas nas bacias receptoras e apresenta os mais elevados valores de riqueza e endemismo em relação as outras bacias afetadas pelo PISF. Esperamos que essa linha de base possa ajudar no monitoramento temporal e na detecção de possíveis modificações futuras na ictiofauna. Nós também incentivamos o envolvimento participativo de pesquisadores, órgãos ambientais, empresários e sociedade civil, na gestão e nas tomadas de decisões de conservação eficazes para a preservação dos peixes da Caatinga semiárida.

Presidente - 1865104 - SERGIO MAIA QUEIROZ LIMA
Interno - 1879211 - BRUNO CAVALCANTE BELLINI