Banca de DEFESA: DAVI ZALDER MIGUEL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAVI ZALDER MIGUEL
DATA: 26/02/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Sala dos mestrandos do Centro de Biociências
TÍTULO:

DIVERSIDADE GENÉTICA E PADRÕES CROMOSSÔMICOS ASSOCIADOS A QUEBRAS DE BARREIRAS PÓS-ZIGÓTICAS EM PEIXES DO GÊNERO Chaetodon (PERCIFORMES)


PALAVRAS-CHAVES:

Citogenética de peixes, distância genética, peixes recifais, conservadorismo cromossômico, DNAr.


PÁGINAS: 44
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Genética
SUBÁREA: Genética Animal
RESUMO:

A hibridização interespecífica tem sido identificada em diversos grupos animais, entre estes, de forma recorrente e destacadamente em peixes marinhos da família Chaetodontidae. O gênero Chaetodon é o mais diverso da família com cerca de 30 espécies capazes de produzir híbridos viáveis. Todas as características pertinentes a este fenômeno vêm sendo analisadas, porém ainda são necessários mais dados sobre a quebra de barreiras reprodutivas neste gênero. No presente trabalho foram comparadas sequências dos genes 12S, 16S, RAG2 e NADH de espécies do gênero Chaetodon com híbridos conhecidos, com o objetivo de aferir qual a distância genética entre elas, bem como comparações citogenéticas por mapeamento cromossômico das regiões de DNAr 18S e 5S das espécies C. striatus, C. capistratus e C. sedentarius, do Atlântico Sul e Caribe. Os resultados indicam que as espécies parentais, mesmo abrigando um alto nível de divergência genética, mantém o potencial de intercruzamento e produz híbridos viáveis. Um extremo conservadorismo cariotípico inter e intra-específico foi observado para as espécies. Apesar do longo tempo decorrido de separação entre algumas espécies o potencial reprodutivo interespecífico além de fatores ambientais e biológicos pode ter sido favorecido pela extensa homogeneidade cariotípica presente na família.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1199139 - WAGNER FRANCO MOLINA
Externo à Instituição - GIDEÃO WAGNER WERNECK FELIX DA COSTA - UFRN
Externo à Instituição - PAULO AUGUSTO DE LIMA FILHO - IFRN

Notícia cadastrada em: 26/02/2016 10:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao