PPGDEM/CCET PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DEMOGRAFIA ADMINISTRAÇÃO DO CCET Telefone/Ramal: (84) 99474-6779 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgdem

Banca de DEFESA: KARENINE CARLA SANTOS DE OLIVEIRA LAGO

DISCENTE : KARENINE CARLA SANTOS DE OLIVEIRA LAGO
DATA : 17/11/2020
LOCAL: Videoconferência via gerência de redes - CCET

MIGRAÇÃO INTERNACIONAL COM FINS DE ESTUDO: UMA ANÁLISE CONTEXTUAL DO PERFIL DOS ESTUDANTES ESTRANGEIROS NO BRASIL NO PERÍODO RECENTE

Migração internacional; Migração com fins de estudo; Internacionalização do ensino superior; Políticas públicas; PEC-G

As migrações podem ser motivadas pelo desejo das pessoas concretizarem seus projetos de vida, inclusive pela necessidade de se adquirir novos conhecimentos e experiências. Nesse sentido, as migrações com fins de estudo aparecem como um movimento crescente, apesar de no Brasil ainda se apresentar tímido quando comparado a outros países. Esse estudo buscou compreender o porquê de estudantes migrarem para o Brasil em busca de formação no ensino superior, visto que o Brasil não é um país reconhecido por atrair estudantes internacionais. Existem políticas públicas de fomento a migração para estudo no Brasil que favorecem o intercâmbio de estudantes para nossas universidades. Todavia, essas políticas não tiveram o alcance necessário para fazer com que o Brasil se tornasse um país com grande poder de atração para os estudantes internacionais. Este trabalho realizou uma análise descritiva dos microdados provenientes do Censo da Educação Superior do período de 2015 a 2018, apresentando o perfil sociodemográfico dos estudantes estrangeiros e os dados referentes a inserção desses estudantes no ensino superior brasileiro. Foi constatado que diversos fatores exercem influência na migração para estudo no Brasil, em que destacamos acordos diplomáticos e de cooperação, a questão linguística, a questão geográfica, as relações históricas, proximidade cultural, a Lei da Anistia Migratória, a formação de redes sociais, e o desenvolvimento humano. Os estudantes estrangeiros que migram em busca de estudo no Brasil encontram dificuldades de toda ordem, mas se empenham para conseguir concluir a graduação, visto que para muitas pessoas de países em desenvolvimento a melhor opção para melhorar suas oportunidades de vida é sair da sair da sua cidade natal (PNUD, 2009). Os estudantes estrangeiros que migram em busca de estudo no ensino superior brasileiro têm origem de países em desenvolvimento que possuem IDH inferior ao do Brasil, e esta é a oportunidade de mudar o curso da própria vida para muitos desses estudantes.

Interno - 1422122 - JÁRVIS CAMPOS
Interno - 1880578 - RICARDO OJIMA