PPGDEM/CCET PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DEMOGRAFIA ADMINISTRAÇÃO DO CCET Telefone/Ramal: (84) 99474-6779 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgdem

Banca de DEFESA: LEANDRO NAZARENO BASÍLIO JÚNIOR

DISCENTE : LEANDRO NAZARENO BASÍLIO JÚNIOR
DATA : 14/08/2019
LOCAL: Auditório do CCET

A Expansão da Educação Superior e Profissional e seus efeitos na Mobilidade Espacial no Seridó Potiguar

Seridó Potiguar; Mobilidade estudantil; Expansão dos ensinos superior e médio; Deslocamentos diários

A expansão e a interiorização do ensino superior e técnico de nível médio no Seridó Potiguar foram importantes não somente para a melhoria de níveis educacionais da população, mas também para a mobilidade populacional no território seridoense, bem como nas trocas com as demais regiões. Esses fatores contribuíram para novas perspectivas no que tange à migração. Esse é um assunto que tem ganhado importância, sendo necessário maior número de estudos sobre essa nova realidade. Tendo isso em vista, buscou-se observar os fluxos diários de estudantes dos ensinos superior e médio, bem como os fluxos por motivo de trabalho entre 2000 e 2010, no intuito de se analisar a forma como os deslocamentos se modificaram. Além disso, realizou-se semelhante investigação para períodos mais recentes (2010 e 2017) relacionados aos fluxos estudantis de nível médio e de docentes que ensinam no mesmo nível. Nesse processo, o levantamento da evolução dos níveis educacionais da população do Seridó foi imprescindível. Para isso, os Censos Demográficos do IBGE (2000 e 2010) e os Censos Escolares (2000 a 2017) e Censos da Educação Superior (2000 a 2017) do Inep foram as principais fontes de dados. Como resultado, verificou-se que o número de pessoas que passaram a ter acesso ao ensino médio e superior cresceu consideravelmente. Ademais, os deslocamentos diários por motivo de trabalho e estudo também cresceram tanto em termos absolutos como relativos, no entanto, possuindo diferenças importantes. No que se refere aos fluxos de estudantes, também se destaca a maior diversidade de origens e destinos verificadas nos resultados. Em suma, os resultados mostram uma evolução na integração dos municípios componentes da região aqui estudada, fator que contribui com a atração de população em idade de estudo do nível médio e superior.

Presidente - 102.396.358-25 - WILSON FUSCO - FJN
Interno - 1880578 - RICARDO OJIMA