PPGDEM/CCET PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DEMOGRAFIA ADMINISTRAÇÃO DO CCET Telefone/Ramal: (84) 99474-6779 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgdem

Banca de DEFESA: KARINE SYMONIR DE BRITO PESSOA

DISCENTE: KARINE SYMONIR DE BRITO PESSOA
DATA: 29/09/2014
LOCAL: Sala 5 Anexo do CCET - UFRN

FATORES DE SUCESSO E/OU INSUCESSO: UMA ANÁLISE DA TRAJETÓRIA ENTRE O ENSINO MÉDIO E O ENSINO SUPERIOR.

Trajetória escolar. Sucesso. Insucesso.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Demografia

A universidade pública é um sonho para muitos jovens. A transformação desse sonho em realidade pode ser sustentado por um conjunto de fatores intervenientes que interagem entre si. A análise dos fatores de sucesso e insucesso fornece elementos importantes para o desenvolvimento de estratégias e políticas públicas que otimizem o investimento em projetos, possibilitando uma melhor preparação para grupos mais vulneráveis como forma de proporcionar uma maior democratização do acesso à universidade pública. O presente estudo tem como tema a análise do sucesso e insucesso da trajetória dos candidatos ao Vestibular da UFRN. Para tanto, foram observadas as dimensões sociodemográfica, cultural e familiar, além da trajetória escolar e das expectativas quanto ao acesso ao Ensino Superior de 113.984 estudantes que buscaram a UFRN no período de 2010 a 2013. Para análise dessas dimensões, utilizou-se o teste de independência de qui-quadrado e o modelo linear generalizado: Regressão Logística. Os resultados encontrados apontam que todas as dimensões influenciam no sucesso desses estudantes. Dentre outras descobertas, constatou-se: a) homens têm mais chances de ter sucesso que mulheres; b) estudantes autodeclarados negros apresentam mais insucesso que outras etnias; C) alunos que estudaram em cursinhos preparatórios das redes públicas e privadas possuem chances semelhantes de sucesso se comparados com aqueles que não fizeram nenhum tipo de preparação; e d) Filhos de pais analfabetos apresentam maior sucesso no ingresso ao Ensino Superior quando comparados àqueles cujos genitores detém nível de escolaridade mais elevado.

Presidente - 1688188 - MOISES ALBERTO CALLE AGUIRRE
Interno - 6345253 - PAULO CESAR FORMIGA RAMOS
Externo ao Programa - 333491 - BETANIA LEITE RAMALHO
Externo ao Programa - 348094 - ILONEIDE CARLOS DE OLIVEIRA RAMOS