PPGDEM/CCET PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DEMOGRAFIA ADMINISTRAÇÃO DO CCET Telefone/Ramal: (84) 99474-6779 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgdem

Curso Introdução aos Métodos de Pesquisa Qualitativa

O Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDEM) estará realizando no período de 06 a 11 de Novembro de 2013, o Curso Introdução aos Métodos de Pesquisa Qualitativa, ministrado pela professora Paula Miranda Ribeiro, Doutora em Sociologia/Demografia pela University of Texas at Austin (1997). Atualmente, é Professora Associada IV do Departamento de Demografia da UFMG e pesquisadora do Cedeplar/UFMG . Na área de Demografia, tem trabalhado nas linhas de pesquisa em saúde sexual e reprodutiva, raça, métodos qualitativos e juventudes.

Objetivo: O Curso tem por objetivos: fornecer subsídios teóricos e metodológicos que permitam ao aluno compreender a história e a fundamentação da pesquisa qualitativa, sua diversidade de aplicação e tendências atuais; compreender a distinção entre pesquisa qualitativa e quantitativa e suas possibilidades de combinação; apresentar os principais tipos de estudos qualitativos utilizados em pesquisas aplicadas à demografia e ciências sociais, tornando o aluno capaz de empregar de forma correta os recursos da análise qualitativa de dados de modo que possa ajudar a responder diferentes tipos de pergunta teórica.

O Conteúdo Programático constará dos seguintes pontos: O(A) pesquisador(a) e os problemas éticos; Pesquisa Qualitativa e Ciência; Entrevista em profundidade; Grupos focais; Observação e Etnografia; Análise de conteúdo; Discussão dos roteiros de pesquisa; Análise de dados qualitativos; Combinação de métodos quantitativos e qualitativos.

Avaliação do Curso: Apresentação de Trabalho, em dupla, norteado à partir de uma pergunta (“research question”) de interesse em pesquisar, previamente elaborada pela dupla.

Número de vagas: Serão disponibilizadas 25 vagas para alunos de Programas de Pós-graduação da UFRN, priorizando-se aqueles oriundos do PPGDEM.

Período de realização: 06 a 11 de Novembro de 2013 (as atividades do final de semana serão extra sala de aula)

Horários das Aulas: Turnos Matutino (8:30 – 12:00) e Vespertino (14:00 – 18:00)

Inscrição no curso: Os interessados em se inscrever no curso deverão acessar a página do PPGDEM no link: http://www.posgraduacao.ufrn.br/ppgdem

preencher a ficha de inscrição disponível em Documentos/Formulários:  Curso Introdução aos Métodos de Pesquisa Qualitativa e enviar para o e-mail da Profa. Maria Célia Formiga (DDCA/UFRN): cformiga@ccet.ufrn.br

Este Curso, é uma atividade do Projeto Casadinho/Procad – CEDEPLAR/UFMG – PPGDEM/UFRN, tendo sido cadastrada junto à PROEX/ UFRN, como Atividade de Extensão, sob a coordenação da Profa. Maria Célia de Carvalho Formiga.

Notícia cadastrada em: 29/10/2013 09:33