Banca de DEFESA: CAIO CEZAR GABRIEL E SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAIO CEZAR GABRIEL E SILVA
DATA: 30/08/2012
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório D do CCHLA
TÍTULO:

A CONFLUÊNCIA DOS OLHARES: COMPREENDENDO O BAIRRO NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO – NATAL/RN -  A PARTIR DA CONCEPÇÃO POPULAR DA SEGREGAÇÃO E DA VIOLÊNCIA.

 


PALAVRAS-CHAVES:

Segregação  socioespacial. Periferia.  Violência


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Planejamento Urbano e Regional
RESUMO:

O Bairro Nossa Senhora da Apresentação surgiu na década de 1970, atrelado às políticas habitacionais empreendidas durante o Regime Militar Brasileiro (1964 - 1985), que por sua vez foram financiadas via instituições públicas de provimento da casa própria, como a Companhia da Habitação (COHAB), subordinada ao Banco Nacional de Habitação (BNH).  O Nossa Senhora da Apresentação é considerado um bairro periférico, situado na região administrativa Norte da cidade, onde possui consideráveis extensões territoriais e demográficas  e, por isso, é considerado  o maior bairro da capital Natal e de sua Região Metropolitana. O bairro também se constitui como um espaço urbano que concentra sérios contrastes sociais, econômicos e estruturais que passam a ser externados através de problemas locais, como o da violência, uma vez que estatisticamente ocupa a liderança nas taxas de homicídios da capital. Portanto, o presente trabalho, partindo da análise empírica de três espaços distintos no interior do bairro, tem como objetivo principal analisar como os atores sociais que compõem o cotidiano do Nossa Senhora da Apresentação tecem a imagem do bairro por meio das percepções da segregação e da violência, uma vez que estas duas não são dissociadas no discurso do morador. O trabalho traz como principal contribuição a análise dos impactos desses olhares, que ficam evidentes na formação de estigmas sociais reproduzidos no interior do bairro, na fragmentação do tecido social e espacial e na formação de espaços pobres e elitizados no interior da comunidade abordada, confirmando a hipótese de que estamos diante de uma Nova Periferia urbana.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2432718 - ALEXSANDRO FERREIRA CARDOSO DA SILVA
Externo à Instituição - ANGELO MAGALHAES SILVA - UFERSA
Presidente - 1715152 - SANDRA CRISTINA GOMES
Notícia cadastrada em: 23/08/2012 11:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao