Banca de QUALIFICAÇÃO: POLLYANA KARENINE CAMPOS DE ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : POLLYANA KARENINE CAMPOS DE ANDRADE
DATA : 24/03/2022
HORA: 14:00
LOCAL: virtual
TÍTULO:

COM (NOVA) VISTA PARA O RIO POTENGI: A ATUAÇÃO DO MERCADO IMOBILIÁRIO NO PROCESSO DE VERTICALIZAÇÃO DA ZONA NORTE DE NATAL-RN


PALAVRAS-CHAVES:

Mercado Imobiliário; Produção do espaço; Efeitos Socio Territoriais.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

A distribuição da infraestrutura e dos serviços públicos urbanos, nas cidades brasileiras, não é realizada de modo equilibrado ou equânime o que, por sua vez, gera uma série de assimetrias na qualidade de vida e no acesso a uma cidade mais justa. Este fator geral é agravado pela predileção do mercado imobiliário residencial (formal) por áreas mais lucrativas, direcionando seus produtos a uma parcela solvável da população. No caso da cidade do Natal-RN, o recente crescimento e adensamento da Região Administrativa Norte - marcada por espaços de pobreza - têm trazido novos desafios, seja pela chegada de novos produtos imobiliários residenciais (verticais), seja pelo intenso debate na revisão do Plano Diretor da Cidade que, entre outros, objetiva ampliar os limites edificáveis desta região. Com isso, “podemos admitir que todas as cidades estão hoje submetidas a tendências desestruturadoras que atingem mais fortemente os bairros que já viviam situação de maior vulnerabilidade na fase anterior. (RIBEIRO, 2018, p.239)”. Daí, através do conceito que a ONU-HABITAT (apud PATRICK, 2014) chama de “urbano divido”, não estando relacionado apenas ao espaço fragmentado por desigualdades sociais, mas levando em conta que as linhas econômicas tendem a coincidir com as barreiras sociais, culturais e políticas.

Objetiva-se, neste trabalho, compreender o papel do mercado imobiliário na recente produção vertical residencial formal e efeitos socio territoriais na zona norte de Natal, entre 2008 e 2021. Para isso, será realizado a análise de dados através da construção de um Banco de dados dos empreendimentos verticais da Zona Norte de Natal-RN e, em seguida georreferenciamento esses empreendimentos. Ainda serão realizadas entrevistas com representantes das empresas responsáveis pela construção dos empreendimentos, agentes imobiliários e compradores de imóveis em condomínios verticais na região Norte de Natal-RN.

Portanto, busca-se responder, qual papel o mercado imobiliário formal exerce no adensamento da "zona norte"? Como o Planejamento Urbano atual condiciona ou é condicionado pela chegado desses novos atores? Desse modo, o nosso Projeto de Pesquisa se pergunta: Qual o papel do mercado imobiliário no processo de verticalização e na segregação do espaço urbano da Região Norte de Natal-RN?


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2432718 - ALEXSANDRO FERREIRA CARDOSO DA SILVA
Interna - 2758574 - SARA RAQUEL FERNANDES QUEIROZ DE MEDEIROS
Externo ao Programa - 1149445 - LUIZ ALESSANDRO PINHEIRO DA CAMARA DE QUEIROZ
Notícia cadastrada em: 25/02/2022 16:20
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao