Banca de QUALIFICAÇÃO: ERICA PRISCILLA CARVALHO DE LIMA

DISCENTE: ERICA PRISCILLA CARVALHO DE LIMA
DATA: 14/11/2013
LOCAL: Sala de reunião do Departamento de Ciências Sociais-CCHLA

DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UM DEBATE SOBRE AS POLÍTICAS INDUSTRIAIS NO RIO GRANDE DO NORTE

Estado. Desenvolvimento regional. Políticas industriais. Rio Grande do Norte.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Planejamento Urbano e Regional

O debate do desenvolvimento econômico ressalta a emergência de uma gradual mudança da estrutura econômica, a qual passaria de um estágio agrário para o industrial e, posteriormente, baseada no setor terciário. Entretanto a elevada desigualdade regional brasileira resultou na coexistência de espaços modernos e outros atrasados. Tais disparidades são visíveis não só no aspecto econômico, mas espacial e social. Embora o Brasil tenha atravessado mudanças na estrutura produtiva, bem como na localização destas atividades, as disparidades espaços-territoriais se manifestam em um elevado nível de heterogeneidade regional. Diante desse contexto, o Nordeste emerge como uma região que historicamente foi caracterizada pela presença dos piores indicadores de desigualdades. O presente estudo pretende construir uma ferramenta de aporte científico para a atuação de políticas públicas eficazes para a industrialização no Nordeste e, especificamente, do Rio Grande do Norte.

Presidente - 2712875 - ROBERIO PAULINO RODRIGUES
Interno - 1958900 - FABIO FONSECA FIGUEIREDO