Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPHE LACERDA SOUZA DE ALENCAR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FELIPHE LACERDA SOUZA DE ALENCAR
DATA : 24/09/2019
LOCAL: Sala de Reuniões, CB

BIOPROSPECÇÃO E PROTEÔMICA DA Chromobacterium violaceum ISOLADA DE AMBIENTES AQUÁTICOS NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO: POTENCIALIDADES PARA A BIORREMEDIAÇÃO DO CHUMBO

Bioprospecção; Chromobacterium violaceum; Proteômica; Chumbo

A presença de resíduos tóxicos no meio ambiente pode ocasionar agravos não somente ao equilíbrio ecológico, mas também à saúde humana. Tal problemática intensifica-se quando o perímetro de indústrias aproxima-se de áreas povoadas, sobretudo aquelas inseridas em regiões circunvizinhas a rios, açudes e reservatórios, a exemplo do município Lages Pintadas, situado na região semiárida do Rio Grande do Norte, o qual sofre impactos decorrentes tanto da ação antrópica quanto da radiação natural, tendo o metal pesado chumbo como um importante resíduo impactante. Diante do exposto, apresentamos a necessidade quanto ao desenvolvimento e a aplicação de ferramentas de gerenciamento e manutenção de ambientes impactados pelo chumbo, tendo por base o estudo do potencial biorremediador de diferentes cepas de Chromobacterium violaceum. O isolamento e a identificação microbiológica das respectivas cepas bacterianas ocorreram conforme metodologia preconizada pelo Standard Methods for Examinations of Water and Wastewater. As linhagens foram testadas quanto ao padrão de resistência ao chumbo em concentrações decrescentes e diferentes tempos de exposição, avaliando-se em seguida por microscopia eletrônica de varredura diferentes arranjos bacterianos frente ao metal, seguido da avaliação por espectrofotometria de absorção atômica dos níveis de remoção metálica testado em presença de C. violaceum. O estresse oxidativo foi baseado na atividade da enzima antioxidante catalase (CAT). Após eletroforese – SDS-PAGE, cada lane foi excisado conforme a densidade de proteínas. O sequenciamento proteico foi realizado em sistema de cromatografia líquida acoplado a um espectrômetro de massas. As categorias funcionais das proteínas foram obtidas com o programa Blast2GO, por fim para desenhar as redes de interação de proteína-proteína relacionadas com a resposta ao chumbo foi utilizada a ferramenta de metabusca STITCH 3.1. Os dados observados nesse estudo mostram-se promissores, no que se refere à viabilidade de uso da C. violaceum como ferramenta biorremediadora de combate e mitigação da problemática poluição e contaminação ambiental por metais pesados. Os perfis de resistência bacteriana da C. violaceum diante de elevadas concentrações do metal indicam a versatilidade metabólicas desse organismo. Entretanto, apesar da relevância da aplicação dessa bactéria, evidenciam-se lacunas no conhecimento científico, diante da existência de inúmeros genes hipotéticos associados à metabolização de metais pesados por C. violaceum.

Presidente - 1674709 - VIVIANE SOUZA DO AMARAL
Interno - 707.819.324-59 - JULIO ALEJANDRO NAVONI - UFRN