Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANA DE CASTRO MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCIANA DE CASTRO MEDEIROS
DATA : 05/12/2018
LOCAL: Sala das Algas, CB

AVALIAÇÃO DO RISCO CAUSADO PELA GERAÇÃO DE SUBPRODUTOS DA CLORAÇÃO NA ÁGUA DE ABASTECIMENTO PÚBLICO

subprodutos de cloração; trihalometanos; risco à saúde; recirculação de água; floração de algas.

Diante do crescimento populacional e da degradação da qualidade da água dos mananciais de abastecimento público, torna-se cada vez mais desafiador abastecer as populações com água segura, de qualidade e em quantidade ideal, através das tecnologias de tratamento mais empregadas. As estações tratamento de água (ETA) são constituídas por diferentes tecnologias de tratamento bastante difundidas em todo o mundo. Os processos de filtração e desinfecção da água são fundamentais no tratamento para abastecimento humano. No entanto, nesses processos pode haver geração de resíduos ou de subprodutos que causem riscos à saúde da população. Foi realizada uma revisão sistemática sobre a toxicologia dos trihalometanos (THM) em água clorada, na qual mostrou que os THM são citotóxicos, genotóxico e mutagênico em diversos sistemas e seus compostos tem forma diferente de atuação molecular nos organismos. Diante disso, este estudo propõe avaliar os riscos á saúde da população pela geração dos subprodutos da cloração em água de abastecimento público. Para tanto, amostras de água foram coletadas da ETA Extremoz (RN) a fim de identificar os riscos veiculados pela água que sai do sistema de tratamento. Foram executadas análises físico-químicas, microbiológicas e hidrobiológicas. Os resultados comprovaram que a formação dos THM está relacionada às condições de cloração, como tempo de contato e concentração, assim como às características da água bruta, como a concentração e propriedades da matéria orgânica. No entanto, a água de lavagem dos filtros (ALF) tratada em lagoa de sedimentação e recirculada no sistema contribuiu para floração de cianobactérias potencialmente produtoras de cianotoxinas. A água de abastecimento público tratada a partir de um manancial com elevada presença de matéria orgânica, filtração direta, recirculação de ALF e desinfecção por cloro possui riscos sanitários devido a elevada formação de THM. Desta forma, fica evidente que a concepção de operacionalização da ETA para tratar água bruta com elevada carga de matéria orgânica gera riscos à população abastecida.

Interno - 707.819.324-59 - JULIO ALEJANDRO NAVONI - UFRN
Externo à Instituição - MARCO ANTÔNIO CALAZANS DUARTE - IFRN