Banca de QUALIFICAÇÃO: ILTON ARAUJO SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ILTON ARAUJO SOARES
DATA : 31/10/2018
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de Reuniões, CB
TÍTULO:

SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E EFETIVIDADE DE GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Sistema Nacional de Unidades de Conservação; Método RAPPAM; área protegida; sistema de informação geográfica; conflitos socioambientais; efetividade de gestão.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

O objetivo desta pesquisa é analisar a sustentabilidade socioambiental da Área de Proteção Ambiental de Jenipabu - APAJ. O estudo está dividido em duas partes: uma de meso escala, onde foi feita uma análise sobre os instrumentos de gestão e a distribuição espacial de todas as unidades de conservação - UCs localizadas no Rio Grande do Norte; e outra em macro escala, onde foram investigados os principais conflitos socioambientais e a efetividade de gestão da APAJ. Esta parte inclui ainda a proposição de um sistema de indicadores para mensurar a sustentabilidade da APAJ. Foram utilizados os métodos sistêmico e dialético e os procedimentos metodológicos envolveram: pesquisas de campo, aplicação de questionário e formulário, mapeamento aerofotogramétrico com uso de veículo aéreo não tripulado – VANT (drone), análise temporal de imagens aéreas, montagem de um sistema de informação de geográfica – SIG e utilização de técnicas de estatística descritiva. Os dados obtidos em meso escala apontam que das 27 UCs localizadas no estado, 12 possuem conselho gestor e oito têm plano de manejo. O bioma marinho tem 173.183 ha de área protegida e a mata atlântica 89.587 ha. Já o bioma caatinga tem 43.565 ha de área protegida por UCs, menos de 1% do seu território. Diante disso, a caatinga deve ser o bioma prioritário para criação e efetivação de áreas protegidas. Em relação aos resultados em macro escala, foram identificados sete tipos de conflitos socioambientais na APAJ, sendo o principal deles a ocupação irregular dos campos de dunas fixas e móveis por residências e imóveis comerciais. Além disso, sua implantação não levou ao reordenamento territorial da área. No tocante a efetividade de gestão, a APAJ tem um grau de efetividade médio de 42,25%, entretanto, bem próximo do grau de efetividade baixo. Os resultados da pesquisa sugerem um cenário futuro pessimista com possível redução do grau de efetividade e de sustentabilidade, principalmente na dimensão ambiental, caso não sejam tomadas medidas para aumento dos recursos financeiros e humanos, planejamento e gestão estratégica, implantação dos instrumentos de monitoramento e fiscalização do plano de manejo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149351 - JORGE EDUARDO LINS OLIVEIRA
Externo à Instituição - JOSE PETRONILO DA SILVA JUNIOR - PMN
Externo ao Programa - 1149364 - LUIZ ANTONIO CESTARO
Externo à Instituição - RODRIGO GUIMARÃES DE CARVALHO - UERN
Notícia cadastrada em: 22/10/2018 10:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao