Banca de DEFESA: ANA CARLA IORIO PETROVICH

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA CARLA IORIO PETROVICH
DATA : 30/09/2016
LOCAL: A definir

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL COMO CONTEÍDO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE BIOLOGIA EM FORMAÇÃO INICIAL

licenciatura em ciências biológicas; formação de professores; educação para desenvolvimento sustentável

A temática do desenvolvimento sustentável necessita de uma abordagem adequada em processos de formação de professores para o ensino de ciências e biologia. As Instituições de Ensino Superior (IES) que oferecem essa formação precisam estar cientes e sensibilizadas sobre a importância da inserção curricular de teorias e práticas relacionadas com o desenvolvimento sustentável. Este estudo pretende contribuir com a caracterização do tema sustentabilidade enquanto necessidade formativa para a atuação docente de professores de biologia em formação inicial nos cursos de licenciatura em ciências biológicas presencial e a distância na UFRN, tomando por base as percepções de estudantes que estão em fase de conclusão do curso. A pesquisa desenvolveu-se em uma abordagem qualitativa e quantitativa. Adotaram-se, como procedimentos metodológicos, o uso de um questionário com questões abertas e fechadas e de um questionário estruturado, no modelo VOSTS (Views on Science-Technology-Society para investigar as opiniões dos licenciandos em Ciências Biológicas a distância e presencial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sobre a educação para o desenvolvimento sustentável. As questões abertas foram analisadas através da técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado, que toma por base a análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que a maioria dos participantes não se sente segura em abordar a temática como também não consegue desenvolver os conteúdos ministrados em ciências ou especificamente em biologia em associação com temas que se relacionem a princípios de sustentabilidade. O perfil dos estudantes demonstrou que estes possuem características diferenciadas, uma vez que, a maioria é da faixa etária mais elevada e de baixa renda, tendo concluído o ensino fundamental e médio em escolas públicas e estando no exercício da atividade profissional. Também permitiu constatar, com relação ao índice atitudinal global, que a temática da educação para o desenvolvimento sustentável, embora se encontre presente na formação desses professores, ainda precisa de maior incentivo e de uma efetiva inserção curricular, durante a formação inicial, no curso avaliado. Esses dados podem servir de subsídio para a perspectiva de adequação das estratégias de ensino na modalidade a distância no que se refere a maior inserção da temática da educação para desenvolvimento sustentável, contribuindo, futuramente, com dados relevantes que podem subsidiar a Agenda 30 nas regiões de oferta dos cursos.

Externo à Instituição - ALINE DE SOUZA AMORIM - SME
Externo à Instituição - LUCIA MARIA DE ALMEIDA - FACEX