Banca de QUALIFICAÇÃO: PABLO DE OLIVEIRA RANGEL

DISCENTE : PABLO DE OLIVEIRA RANGEL
DATA : 30/09/2021
LOCAL: Natal-RN

ANÁLISE DOS extremos climáticos, dinâmica demográfica e socioambiental dos NÚCLEOS DE DESERTIFICAÇÃO do brasil

Núcleos de Desertificação, Mudança Climática, Desertificação, Região Semiárida, Nordeste Brasileiro.

No Brasil, os núcleos de desertificação localizam-se na porção semiárida da região Nordeste que são áreas que apresentam um processo de degradação ambiental avançado por experimentarem impactos prejudiciais oriundos das condições climáticas naturais adversas e ações antrópicas. Esses impactos estão associados à degradação do solo, à supressão da vegetação e aos conflitos pelo uso dos recursos hídricos, provocados sobretudo pelo avanço da agropecuária, da monocultura e do extrativismo mineral ao longo dos anos. Em paralelo, o processo de degradação dessas áreas se intensifica pela ocorrência do fenômeno climático da seca que favorece o processo de desertificação, afetando drasticamente os núcleos e comprometendo a vida das populações que residem nessas áreas e em seu entorno. Diante desse cenário, o estudo tem como objetivo principal apresentar uma caracterização dos núcleos de desertificação do Brasil, tendo três objetivos específicos: i) mensurar e analisar os indicadores de extremos climáticos nas áreas dos núcleos de desertificação; ii) analisar a dinâmica sociodemográfica e ambiental nessas áreas; iii) identificar situações de vulnerabilidade dos municípios que compõem os núcleos de desertificação, levando em consideração as condições dos extremos climáticos, demográficas e socioambientais. Diversas informações serão utilizadas no estudo, provenientes de diferentes fontes de dados. Os indicadores de extremos climáticos obtidos a partir das variáveis meteorológicas precipitação (mm), umidade relativa do ar (%), temperatura máxima (ºC) e mínima (ºC), velocidade do vento (m/s) e evapotranspiração (mm/dia) obtidas a partir do bando de dados gerado pelo projeto conjunto entre a Universidade do Texas (EUA) e Universidade Federal do Espírito Santo (Brasil) e disponibilizados em Xavier et al (2015). Os dados ambientais utilizados serão aqueles referentes ao uso e ocupação do solo oriundos do projeto MapBiomas, e ao Índice de Vegetação por Diferença Normalizada obtidos por sensoriamento remoto (sensor AVHRR - Advanced Very High Resolution Radiometer). As variáveis socioeconômicas e demográficas serão aquelas coletadas no Sistema do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. A partir de uma ampla revisão da literatura, serão aplicadas várias metodologias estatísticas, tais como: estatística descritiva, análise de séries temporais e correlações de Pearson, além da utilização do software RClimdex para o cálculo de indicadores climáticos. O estudo das características e do comportamento desses núcleos em relação aos impactos das mudanças climáticas é fundamental para preservar e garantir a vida nessas áreas, promovendo dados e conhecimento para criação de políticas públicas de combate e remediação dos impactos das mudanças climáticas, como também, promover o desenvolvimento sustentável garantindo a recuperação dos recursos naturais.

Presidente - 1346630 - LARA DE MELO BARBOSA ANDRADE
Interna - 792.031.834-34 - MARIA HELENA CONSTANTINO SPYRIDES - UFRN
Interno - 3217859 - PEDRO RODRIGUES MUTTI
Notícia cadastrada em: 13/09/2021 09:45