4ª PALESTRA DO CICLO DE SEMINÁRIOS DO DCAC/PPGCC

O Programa de Pós-graduação em Ciências Climáticas e o Departamento de Ciências Atmosféricas e Climáticas convidam a comunidade acadêmica a participar da 4ª palestra do Ciclo de Seminários que acontecerá dia 30/04/21 às 15:00 e será transmitida pelo canal do youtube do CCET.

Palestrante: Julliana Freire - Instituto SENAI de Inovações em Energias Renováveis (ISI-ER), Natal/RN.

Título da palestra: Até que ponto os aerossóis de queima de biomassa impactam as previsões climáticas sazonais na América do Sul.

Resumo: Os aerossóis da queima de biomassa (BB) são agentes importantes que alteram o balanço de energia e a formação de nuvens. Desta forma, aplicamos o modelo Goddard Earth Observing System (GEOS5) para previsão de clima subsazonal a sazonal (S2S) para avaliar se a inclusão da interação aerossol-radiação-nuvem, particularmente a contribuição de aerossóis BB, podem fornecer informações adicionais para melhorar as previsões climáticas sazonais. Este estudo tem dois resultados principais. Em primeiro lugar, a inclusão de aerossóis de BB melhora a capacidade do modelo de prever a precipitação e a temperatura próxima à superfície sobre a AS. Em segundo lugar, provou-se que é realmente essencial melhorar a representação das emissões de BB para elevar ainda mais o desempenho da previsão do clima sazonal.

Notícia cadastrada em: 23/04/2021 10:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao