Seminários em Neurociências 2011.2

Neurociência da ética: o estado da arte e as promessas para o futuro
Profa. Cinara Nahra (Departamento de Filosofia, UFRN)

A neurociência da ética é a área da neuroética que se relaciona ao entendimento dos mecanismos cerebrais que estão envolvidos na cognição moral e em nossas decisões éticas (ou antiéticas). Podemos defini-la  como sendo o campo relativo ao entendimento dos mecanismos cerebrais dos principais comportamentos relacionados a ética e a moralidade. Identifico então, e discuto, uma serie de estudos na área da neurociência que foram publicados nos últimos 10 anos e que auxiliam nosso entendimento de comportamentos como altruísmo, generosidade, autoconfiança, confiança, punição altruísta, violência, mentira e preconceito, comportamentos que estão todos relacionados de algum modo a moralidade.
- Ocultar texto das mensagens anteriores -

Local: Sala 3 – 1º. andar - Escola de Ciências e Tecnologia / UFRN
Campus Universitário Lagoa Nova, 59078-970 - Natal - RN
Tel: +55 (84) 9193 – 6311 (Instituto do Cérebro)