PGE/CB PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA CENTRO DE BIOCIÊNCIAS Telefone/Ramal: (33) 4222-34/401 https://posgraduacao.ufrn.br/pge

Banca de DEFESA: ALEXANDER CESAR FERREIRA ROMAN

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXANDER CESAR FERREIRA ROMAN
DATA: 08/07/2013
LOCAL: Sala de reuniões do CB

RELAÇÕES ECOLOGICAS ENTRE CARANGUEJOS E COMPOSIÇÃO ARBÓREA EM BOSQUES DE MANGUE NATURAIS E RESTAURADOS NO NORDESTE BRASILEIRO

Restauração de manguezais; caranguejos; predação de propágulos; múltiplos predadores; seletividade alimentar.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia

O presente estudo teve como objetivo comparar o desenvolvimento das comunidades de árvores e caranguejos de duas áreas de mangue restauradas, uma plantada com Rhizophora mangle e outra naturalmente recuperada, além de comparar a magnitude da predação do Grapsídeo Goniopsis cruentata e do Ocypodídeo Ucides cordatus sobre os propágulos de três espécies de mangue: Rhizophora mangle, Avicennia schaueriana e Laguncularia racemosa. Em particular, foi testada a hipótese de que a predação de Goniopsis é mais importante que a predação por Ucides e que esses consumidores possuem efeitos antagônicos sobre a predação de propágulos. Em cada área, 10 quadrantes foram aleatoriamente selecionados para analisar a riqueza arbórea, diâmetro, altura, biomassa arbórea e riqueza e densidade de caranguejos cinco anos após o início do experimento de restauração. Os resultados mostraram que tanto a altura e biomassa arbóreas quanto a densidade de caranguejos foram significativamente maiores na área artificialmente restaurada. Não foram observadas diferenças significativas na riqueza de espécies de caranguejos entre as áreas, mas houve uma maior riqueza de espécies de árvores na área auto-recuperada. Estes resultados sugerem que o plantio de propágulos de Rhizophora pode aumentar significativamente a recuperação da cobertura vegetal, se o objetivo for elevar a biomassa arbórea e a densidade de caranguejos, o qual pode acelerar o retorno da funcionalidade ecossistêmica. Goniopsis foi um predador de propágulos mais importante que Ucides tanto em áreas naturais quanto restauradas. Os efeitos de Goniopsis foram maiores na ausência de Ucides devido a interações negativas entre estas espécies de predador. A preferência de Goniopsis por Avicennia e Laguncularia pode favorecer a dominância de Rhizophora observada nos mangues Neotropicais. Este estudo sugere que a predação de propágulos por Goniopsis em programas de restauração de mangue deveria ser controlada se a dominância de Rhizophora é indesejável em relação a comunidades com mais espécies de árvore.

Interno - 1837921 - ALEXANDRE FADIGAS DE SOUZA
Interno - 1678202 - CARLOS ROBERTO SORENSEN DUTRA DA FONSECA
Externo à Instituição - EVERARDO VALADARES DE SÁ BARRETO SAMPAIO - UFPE
Presidente - 1362202 - JOSE LUIZ DE ATTAYDE