PGE/CB PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA CENTRO DE BIOCIÊNCIAS Telefone/Ramal: (33) 4222-34/401 https://posgraduacao.ufrn.br/pge

Banca de QUALIFICAÇÃO: IRMA CARVALHO E SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IRMA CARVALHO E SILVA
DATA : 30/01/2024
LOCAL: Google meet - https://meet.google.com/eop-qqpi-ryt

Interações epifíton – macrófita em mundo em mudanças

Recurso; Herbivoria; Mudanças climáticas; Alelopatia; Interaction.

Algas epifíticas e macrófitas submersas estão diretamente associadas, de modo que em um cenário de mudanças climáticas as interações locais entre ambas as comunidades podem ser intensificadas por processos de competição, refletindo em mudanças nos padrões de diversidade e funcionamento dos ecossistemas aquáticos. A tese está estruturada em três capítulos que avaliam experimentalmente questões ecológicas relacionadas as interações epifíton-macrófita submersa. No primeiro capítulo, testamos como a temperatura e os nutrientes afetam a interação entre o epifíton e a macrófita Egeria densa Planch. No segundo capítulo, iremos focar em como esses fatores e o tipo de substrato influenciam a composição, riqueza e uniformidade taxonômica e funcional da comunidade epifítica. Para isto, foi realizado um experimento em laboratório considerando três tratamentos: Relação (Epifíton + Mimico, Macrófita + Epifíton inóculo e Macrófita sem o Epifíton inóculo), Nutrientes (Alto e baixa concentração), Temperatura (27°C e 30ºC) com 4 réplicas durante 63 dias. Observou-se que a temperatura aquecida reduziu a biomassa e aumentou o número de ramificações laterais da macrófita, no entanto, estes apresentaram menor tamanho e biomassa quando comparados ao tratamento de temperatura ambiente. A presença do epifíton também teve um impacto significativo, reduzindo o tamanho das ramificações laterais. Para o epifíton, observou-se variações na riqueza total em função do tipo de substrato, com maior riqueza em substrato natural. A densidade total, influenciada pela interação entre temperatura, nutrientes e tipo de substrato, destacando-se diferenças ao longo do tempo. No segundo capítulo, esperamos uma variação na composição epifítica influenciada pela interação dos três fatores distintos. Sendo a abundância de cianobactérias maior quando associada ao substrato artificial, em condições de temperaturas elevadas e elevada concentração de nutrientes. Por outro lado, constatamos uma maior riqueza e uniformidade funcional na comunidade epifítica em cenários de temperatura ambiente, baixa concentração de nutrientes e associação com as macrófitas. Essa tendência é inversa nos cenários de aquecimento, substrato artificial e elevada concentração de nutrientes. O terceiro capítulo, realizamos experimentos em campo, testando os efeitos da alelopatia e herbivoria na biomassa epifítica, considerando o tipo de substrato, bem como os extratos de superfície e totais de E. densa no controle do epifíton. Uma redução significativa da biomassa epifítica foi observada em substrato natural, e quando associados ao extrato total de E. densa sendo a herbivoria o fator mais impactante no controle do aumento dessa biomassa. Compreender essas relações em cenários presentes e futuros é crucial para estabelecer medidas de restauração que promovam a resiliência e conservação dos ecossistemas aquáticos. A manutenção dos serviços ecossistêmicos depende diretamente dessas interações, portanto, a compreensão aprofundada desses processos é essencial para orientar estratégias eficazes de manejo e conservação. A tese destaca a importância de investigações em laboratório e em campo, abordando aspectos fundamentais para a  compreensão e preservação dos ecossistemas aquáticos continentais em face das mudanças ambientais.

Externa à Instituição - DANIELLE KATHARINE PETSCH
Presidente - 2412921 - JULIANA DEO DIAS
Interna - 1764855 - VANESSA BECKER
Notícia cadastrada em: 21/12/2023 14:11