PGE/CB PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA CENTRO DE BIOCIÊNCIAS Telefone/Ramal: (33) 4222-34/401 https://posgraduacao.ufrn.br/pge

Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE EDUARDO ALVES COELHO

DISCENTE : FELIPE EDUARDO ALVES COELHO
DATA : 30/11/2020
LOCAL: Remota (google meet)

Os efeitos da interação entre mudanças climáticas e geológicas na diversificação e ecologia das rãs do grupo Lithobates palmipes (Ranidae)

Biogeografia. Filogeografia. Neotrópicos. Ranidae. Nicho climático

Entender quais fatores causaram o surgimento de novas espécies é fundamental para conhecermos a história da vida na terra. A região neotropical é uma das mais ricas do planeta e muito ainda precisa ser desvendado sobre os processos que levaram a diversificação da biota nessa região. Historicamente, a América Central e do Sul passaram por drásticas mudanças geológicas e climáticas, como o surgimento do Istmo do Panamá, o soerguimento da cordilheira do Talamanca e dos Andes, os recorrentes ciclos de glaciação do Pleistoceno e mudanças no nível do mar. Neste trabalho, nós testamos os efeitos de mudanças geológicas e climáticas na diversificação de anfíbios da família Ranidae nos neotrópicos. No capítulo 1, testamos se especiação alopátrica devido a mudanças geológicas, ou se especiação ecológica devido a disponibilidade de novos ambientes, desempenhou um papel mais importante na diversificação do grupo Lithobates palmipes. Usando análises de estimativa de área ancestral e análises filoclimáticas, encontramos que a diversificação no grupo palmipes está associada a dispersão para novas áreas seguidas de divergência no nicho climático, sugerindo a prevalência de especiação ecológica. No capítulo 2, testamos os efeitos das recorrentes conexões entre Mata Atlântica e a Floresta Amazônica na diversificação de L. palmipes através de análises filogeográficas, também testamos se no presente há áreas adequadas para dispersão da espécie entre florestas utilizando modelagem de nicho ecológico. Apesar da distribuição disjunta, L. palmipes compreende apenas uma espécie com duas linhagens mitocondriais, uma na Amazônica e outra na Amazônia e na Mata Atlântica.  Atualmente não há áreas adequadas para dispersão da espécie entre os biomas. Baseado em anfíbios neotropicais do grupo L. palmipes, não há uma causa única para a diversificação do grupo, sendo resultado da interação de novos ambientes formados após mudanças geológicas e mudanças climáticas.

Presidente - 1678338 - ADRIAN ANTONIO GARDA
Externo à Instituição - MARCELO COELHO MIGUEL GEHARA - rutgers
Interna - 3058386 - VANESSA GRAZIELE STAGGEMEIER
Notícia cadastrada em: 12/11/2020 11:38