PGE/CB PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA CENTRO DE BIOCIÊNCIAS Telefone/Ramal: (33) 4222-34/401 https://posgraduacao.ufrn.br/pge

Banca de DEFESA: PAULO HENRIQUE DANTAS MARINHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PAULO HENRIQUE DANTAS MARINHO
DATA : 28/04/2020
LOCAL: Defesa online - Link de acesso à sala: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/webconf-pop-rn-sala-a

Padrões de ocorrência e coexistência de mamíferos de médio e grande porte na Caatinga

Distribuição de espécies ; Espécies ameaçadas; Floresta tropical seca; Interação interespecífica; Modelos de ocupação; Padrão de atividade; Semiárido

As florestas tropicais secas são ecossistemas ameaçados e pouco conhecidos onde a associação entre o clima semiárido e a geralmente elevada degradação ambiental impõe desafios para a persistência da fauna silvestre. Neste contexto, mamíferos de médio e grande porte (MMGP) são especialmente afetados pelas perturbações antropogênicas, entre os quais os carnívoros são intensamente perseguidos, prejudicando seu papel na estruturação das comunidades biológicas através da predação e da competição intraguilda. Nesta tese, nós investigamos os padrões de ocorrência e coexistências de MMGP em diferentes paisagens da Caatinga, a floresta tropical seca brasileira, utilizando dados obtidos com armadilhamento fotográfico. Mas especificamente nós 1) realizamos o primeiro levantamento sistemático de MMGP do estado do Rio Grande do Norte (RN) amostrando 10 áreas prioritárias para a conservação; 2) descrevemos os padrões diários e sazonais de atividade e investigamos a sobreposição temporal entre mesocarnívoros, e deles com suas presas potenciais, utilizando estatística circular e análises não paramétricas de sobreposição de atividade; 3) investigamos os padrões de co-ocorrência espacial entre um mesopredador dominante (Leopardus pardalis) e mesocarnívoros simpátricos, considerando a sazonalidade e utilizando modelos de co-ocorrência condicional; e, finalmente, 4) testamos os efeitos relativos de preditores ambientais e antropogênicos na ocupação de MMGP em uma paisagem perturbada pela elevada densidade de gado e durante um período de seca extrema, utilizando modelos Bayesianos de ocupação em uma abordagem multi-espécies. Como resultados principais, nós encontramos 1) uma riqueza de 14 espécies de MMGP na Caatinga do RN, incluindo espécies ameaçadas de extinção como um predador de topo (Puma concolor), o que representa 50% das espécies deste grupo registradas ao norte do Rio São Francisco. 2) Os mesocarnívoros foram principalmente noturnos ao longo das estações seca e chuvosa, sobrepondo grande parte da sua atividade diária, mas segregando os picos de maior atividade, o que pode representar um mecanismo de coexistência. Enquanto isso, Herpailurus yagouaroundi foi diurno, evitando o encontro com seus competidores e sincronizando sua atividade com presas potenciais. 3) Espacialmente, os demais mesocarnívoros usaram o habitat independentemente da presença de L. pardalis, com exceção de H. yagouaroundi, que parece preferir os mesmos locais que esse mesopredador dominante, provavelmente por apresentarem melhores condições e recursos, enquanto a segregação temporal diminui os riscos de encontros agressivos. 4) MMGP ocorreram principalmente em manchas de vegetação florestal, as quais representam um habitat chave para a persistência desse grupo em uma paisagem degradada e sob estiagem prolongada, onde muitas espécies apresentaram uma abundância extremamente baixa. Por isso, esses ambientes devem ser protegidos para garantir a persistência de MMGP na Caatinga. Nossos resultados reforçam a relevância de áreas e habitats prioritários para a conservação de mamíferos na floresta tropical seca brasileira, além de elucidar as estratégias de coexistência intraguilda que mantém a diversidade de mesocarnívoros neste ambiente semiárido.

Presidente - 1718346 - EDUARDO MARTINS VENTICINQUE
Interno - 1439088 - MAURO PICHORIM