PGE/CB PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA CENTRO DE BIOCIÊNCIAS Telefone/Ramal: (33) 4222-34/401 https://posgraduacao.ufrn.br/pge

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE LUIZ ALVES SILVA

DISCENTE: JOSE LUIZ ALVES SILVA
DATA: 29/10/2013
LOCAL: Sala de Reuniões do Centro de Biociências

Nicho versus Processo Neutro na Estruturação de uma Comunidade de Restinga: O Papel da Heterogeneidade Ambiental

Partição da variância; diferenciação de nicho; estrutura espacial; floresta tropical; habitat estressante.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia

O debate sobre os processos que governam as variações de espécies entre áreas possui evidências que suportam ambos o nicho e neutralidade. Evidências também suportam que o aumento da  heterogeneidade ambiental eleva a importância da diferenciação do nicho entre as espécies. Nós usamos uma técnica de partição da variância baseado
em RDA para separar a importância destes processos sobre a comunidade de plantas de um ambiente marginal heterogêneo da Mata Atlântica no Brasil. Nós encontramos uma ampla ocorrência de espécies com distribuição restrita, característica de ambientes estressantes, e uma predominância do nicho explicando a diversidade β (77.2% da variância total explicada). Contudo, a importância do processo neutro de limitação das espécies pode ser inferior quando outras dimensões do nicho espacialmente estruturadas forem consideradas. A declividade topográfica e o sotavento foram os descritores que maior explicaram o principal gradiente florístico. Desta forma, nossos resultados suportam que a heterogeneidade ambiental eleva a importância da diferenciação do nicho, fazendo com que a limitação da dispersão dificilmente governe os principais padrões florísticos de uma Restinga submetida a fortes variações na heterogeneidade local.

Interno - 1714892 - ADRIANO CALIMAN FERREIRA DA SILVA
Presidente - 1837921 - ALEXANDRE FADIGAS DE SOUZA