Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO RYCHARDSON FREIRE BESERRA NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULO RYCHARDSON FREIRE BESERRA NASCIMENTO
DATA: 09/08/2013
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do Centro de Tecnologia
TÍTULO:

Comportamento Geotécnico de Misturas de Solo e Resíduos de Pneus


PALAVRAS-CHAVES:

Resíduo de pneu; Pneu triturado; reforço; compressibilidade; resistência ao cisalhamento; capacidade de carga; solo coesivo.


PÁGINAS: 43
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO:

A crescente quantidade pneus descartados e o dano potencial que representam ao meio-ambiente têm incentivado novas técnicas de reciclagem que promovam o reaproveitamento sustentável desses materiais. A utilização de resíduos de pneus triturados em misturas com solos merece atenção em particular não somente por representar um modo seguro e ambientalmente correto de descarte, mas também por auxiliar na solução problemas de engenharia associados à baixa resistência dos solos. O presente trabalho tem como objetivo estudar o comportamento geotécnico de misturas de resíduos de pneus triturados e solo para a construção de aterros. A pesquisa será desenvolvida através de um programa experimental abrangente de ensaios de laboratório, incluindo ensaios triaxiais, modelos de aterros compactados com misturas de solo e resíduos de pneus, sendo estes submetidos a provas de carga em placa. Os resultados da pesquisa fornecerão subsídios para a definição das misturas mais adequadas para a construção de aterros com resíduos de pneus e solos coesivos. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2551234 - YURI DANIEL JATOBA COSTA
Interno - 1524077 - CARINA MAIA LINS COSTA
Externo à Instituição - GREGÓRIO LUÍS SILVA ARAÚJO - UnB
Notícia cadastrada em: 01/08/2013 11:52
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao