Banca de QUALIFICAÇÃO: HAZEN WILLIAN BEZERRA PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HAZEN WILLIAN BEZERRA PEREIRA
DATA: 09/08/2013
HORA: 09:00
LOCAL: Setor IV - Bloco "A", Sala 2
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DOS FENÔMENOS PATOLÓGICOS NOS RESERVATÓRIOS INTEGRANTES DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DE NATAL E REGIÃO METROPOLITANA


PALAVRAS-CHAVES:

durabilidade, concreto, concreto armado, patologia


PÁGINAS: 36
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO:

Antes da implantação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), por iniciativa do Governo Federal, o setor de saneamento vislumbrou grandes investimentos durante as décadas de 1970 e 1980, com a implantação do Programa Nacional de Saneamento (PLANASA).

Nessa época foram implantados os grandes sistemas de abastecimento de água, e alguns deles ainda continuam em operação, sendo objeto de sucessivas intervenções com o objetivo de acompanhar o crescimento das cidades.

Entretanto, as partes estruturantes desses sistemas, como estações de tratamento de água e os reservatórios, em sua maioria construídos em concreto armado, ainda continuam em operação.

Essas estruturas estão inseridas em ambientes completamente danosos para o concreto, o que os torna potenciais alvos para a deterioração dos materiais empregados, e o aparecimento de patologias.

Aliados ao ambiente propício para a deterioração dos materiais constituintes do concreto armado, aliados aos conhecimentos e tecnologias disponíveis, juntamente com os métodos de projeto utilizados, fez com que essas estruturas, nos dias atuais, apresentem uma série de fenômenos patológicos.

Dessa maneira, esta pesquisa visa realizar um levantamento dos reservatórios integrantes do Sistema de Abastecimento de Água de Natal e Região Metropolitana, analisando os parâmetros e as considerações realizadas no projeto, e a análise dos fenômenos patológicos existentes em cada um deles.

A caracterização das patologias existentes será realizada por meio de inspeção visual detalhada e realização de ensaios não destrutivos com o objetivo de corroborar os parâmetros de projeto. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1507841 - MARIA DAS VITORIAS VIEIRA DE ALMEIDA
Interno - 1211520 - EDMILSON LIRA MADUREIRA
Externo ao Programa - 1515200 - JOSE NERES DA SILVA FILHO
Notícia cadastrada em: 01/08/2013 11:50
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao