Banca de QUALIFICAÇÃO: JANAINA SALUSTIO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANAINA SALUSTIO DA SILVA
DATA: 13/03/2013
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO CT
TÍTULO:

ESTUDO DE CONCRETOS DE DIFERENTES RESISTÊNCIAS À COMPRESSÃO SUBMETIDOS A ALTAS TEMPERATURAS SEM E COM INCORPORAÇÃO DE FIBRAS DE POLITEREFTALATO DE ETILENO (PET)


PALAVRAS-CHAVES:

Concreto de alta resistência, fibras de PET, lascamentos explosivos, resistência à compressão.


PÁGINAS: 149
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
SUBÁREA: Construção Civil
ESPECIALIDADE: Materiais e Componentes de Construção
RESUMO:

As estruturas de concreto armado são largamente utilizadas nas edificações em todo o mundo. Quando da ocorrência de incêndio em edificações, é consenso entre os estudiosos, que o concreto apresenta uma elevada resistência ao fogo, devido principalmente, a sua baixa condutividade térmica. No entanto, isto não significa que esse material não seja afetado pela exposição a elevadas temperaturas. Redução de resistência à compressão e módulo de elasticidade, alteração na coloração e aparecimento de fissuras são alguns dos efeitos causados pela exposição térmica, e no caso de concretos com resistência mais elevada, ocorre ainda desplacamentos explosivos, expondo as armaduras ao fogo, e contribuindo assim para a redução da capacidade suporte do elemento estrutural. Diante do exposto, o presente trabalho tem por objetivo analisar como a resistência à compressão e a porosidade do concreto são afetadas quando submetido a elevadas temperaturas. Foram avaliados concretos de diferentes resistências e ainda verificado se as de fibras de politereftalato de etileno (PET) podem ser usadas como alternativa a prevenção do lascamento. Os resultados indicaram que lascamentos explosivos acometem não somente concretos de alta resistência como também o concreto convencional de média resistência e que a faixa de temperatura para o qual o concreto começa a sofrer alterações expressivas em sua resistência fica entre 400ºC e 600ºC.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1507841 - MARIA DAS VITORIAS VIEIRA DE ALMEIDA
Interno - 2331385 - JAQUELIGIA BRITO DA SILVA
Interno - 1717461 - LUCIANA DE FIGUEIREDO LOPES LUCENA
Notícia cadastrada em: 07/03/2013 09:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao