Banca de QUALIFICAÇÃO: YEZA CAMARA SANTIAGO DE MEDEIROS

DISCENTE : YEZA CAMARA SANTIAGO DE MEDEIROS
DATA : 07/04/2017
LOCAL: Setor 4, Sala I17

Caracterização não destrutiva de blocos estruturais de concreto

Alvenaria estrutural. Blocos de concreto. Ensaios não destrutivos. Técnica de excitação por impulso.

Por possuir características que tornam a técnica construtiva mais econômica e oferecer um processo de execução mais rápido e com menos etapas, a alvenaria estrutural vem ganhando crescente atenção no mercado da construção civil. Composta por bloco, argamassa e graute, sua estrutura se concentra na própria alvenaria e cada elemento possui características particulares necessárias para o ideal funcionamento do sistema. Embora todos os elementos trabalhem em conjunto, dentre eles, os blocos apresentam maior relevância por serem os principais elementos a resistirem às tensões e exercerem uma maior influência na resistência à compressão nos painéis de paredes. Diante de tal relevância, ensaios normatizados são realizados para análise da integridade dos blocos. Dentre eles, o ensaio à compressão – regido pela ABNT NBR 12118 e a NBR 15270 – 2 – é o que determina diretamente a sua capacidade resistente. Com caracterização destrutiva, tal ensaio utiliza procedimentos que provocam a inutilidade dos materiais após sua realização. E, embora tal ensaio seja capaz de obter resultados satisfatórios e eficazes, o estudo desenvolvido apresenta uma alternativa por meio da realização de ensaios não destrutivos baseados na técnica de excitação por impulso. Nesse contexto, a determinação das frequências naturais permite calcular os módulos elásticos dinâmicos e, de forma indireta, determinar a resistência à compressão simples do bloco. Com isso, o estudo em questão tem o objetivo principal de avaliar a qualidade de blocos de concreto por meio de tal técnica, comparando os resultados de resistência à compressão obtidos com ensaios monotônicos, propondo de tal maneira uma nova metodologia de ensaio, além de apontar vantagens e benefícios da sua utilização e a sua eficácia em componentes vazados. Destaca-se que os resultados preliminares obtidos com essa nova metodologia de ensaio demonstraram-se bastante promissores.

Externo à Instituição - HIDELBRANDO JOSE FARKAT DIOGENES - UFERSA
Presidente - 1451817 - JOEL ARAUJO DO NASCIMENTO NETO
Notícia cadastrada em: 15/03/2017 16:06
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao