Banca de QUALIFICAÇÃO: ALISSON GADELHA DE MEDEIROS

DISCENTE: ALISSON GADELHA DE MEDEIROS
DATA: 16/03/2015
LOCAL: Sala do PEC

Análise de durabilidade em estrutura de concreto armado utilizando a metodologia GDE/UnB e a norma DNIT

Pontes, Meio ambiente agressivo, Inspeção visual, Corrosão das armaduras, Ensaios não destrutivos.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil

A durabilidade das estruturas de concreto armado tem motivado muitas pesquisas, considerando os altos custos dos reparos em muitas situações, como é o caso das pontes, bem como os prejuízos causados pela necessidade de interdição quanto aos serviços de recuperação. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo avaliar as condições de durabilidade da Ponte do Rio do Carmo com 90,7 metros de extensão. Esta foi construída em 1916 e está localizada no Km 36 da rodovia brasileira BR-110 trecho entre os municípios de Areia Branca/RN e Mossoró/RN, em região de elevada agressividade ambiental. Para realização do estudo, serão identificadas as manifestações patológicas presentes, utilizando a metodologia GDE/UnB e o Manual de inspeções em pontes e viadutos de concreto armado e protendido (Norma DNIT 010/2004 – PRO), além da realização de ensaios não destrutivos de esclerometria, medidas de ultrassom, profundidade de carbonatação, presença de cloretos e determinação dos potenciais de corrosão. A vistoria e os ensaios realizados in loco poderão demostrar a incidência de diferentes manifestações patológicas, a baixa qualidade do concreto utilizado na estrutura, com acentuada frente de carbonatação instalada, penetração de íons cloretos e elevados potenciais de corrosão presentes.

Presidente - 1507841 - MARIA DAS VITORIAS VIEIRA DE ALMEIDA
Externo ao Programa - 1515200 - JOSE NERES DA SILVA FILHO