Banca de QUALIFICAÇÃO: DESIREÉ ALVES DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DESIREÉ ALVES DE OLIVEIRA
DATA: 08/08/2014
HORA: 08:00
LOCAL: a definir
TÍTULO:

Análise da utilização do programa GEO-5 no monitoramento do fluxo d’água na barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves


PALAVRAS-CHAVES:


Barragem, fluxo, GEO-5, segurança

 


PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
SUBÁREA: Geotécnica
ESPECIALIDADE: Obras de Terra e Enrocamento
RESUMO:

Em projetos de barragem, o controle do fluxo pelo maciço, fundação e ombreiras constitui um dos requisitos fundamentais à segurança da obra. A avaliação do comportamento e desempenho de uma barragem em relação às hipóteses formuladas no projeto necessita da avaliação da vazão, dos gradientes hidráulicos e das poropressões em diversos pontos e regiões da barragem a fim de se estimar os riscos decorrentes do fluxo de água através do corpo da barragem, de sua fundação e/ou ombreiras.

Para a simulação do fluxo através de uma barragem e de sua fundação são empregados modelos matemáticos que auxiliam na avaliação do comportamento da barragem e podem até mesmo alertar para o desenvolvimento de situações de risco.

No campo da Engenharia de Recursos Hídricos, a barragem Eng. Armando Ribeiro Gonçalves é a mais importante obra já construída no estado do Rio Grande do Norte e uma das mais expressivas barragens do Nordeste. O acidente nela ocorrido teve grande repercussão nacional e até internacional.

Este trabalho tem como objetivo analisar o fluxo através da barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, realizando simulações através do software GEO-5 para verificar se os dados obtidos através do programa possuem uma boa aproximação com os dados reais medidos através da instrumentação instalada na barragem. E determinar se o programa consegue produzir dados representativos do comportamento real da barragem, e quais adaptações serão necessárias para calibrar o programa, e adaptá-lo às condições específicas da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, de forma que venha a apresentar resultados satisfatórios, e posteriormente poder ser incluído como mais uma ferramenta útil no monitoramento das suas condições de segurança. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1222082 - ADA CRISTINA SCUDELARI
Interno - 1284389 - MARIA DEL PILAR DURANTE INGUNZA
Interno - 1149451 - OLAVO FRANCISCO DOS SANTOS JUNIOR
Notícia cadastrada em: 28/07/2014 20:55
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao