CARTOGRAFANDO A FANTASIA:A identidade regional da Nova Inglaterra representada nas cartografias literárias de horrorde H. P. Lovecraft (1912 – 1930)
Lovecraft; Nova Inglaterra; Lugar; Cartografia Literária; Xenofobia.
Monstros e criaturas fantásticas que fogem a compreensão humana são elementos literáriosmarcantes nas narrativas de Howard Phillips Lovecraft (1890 – 1937). Classificado comoautor do gênero do insólito ficcional, a sua fantasia confere uma reconstrução da identidadeestadunidense nas primeiras décadas do século XX. Para causar o medo e a repulsa comvisões deformadas acerca do Outro – povos não-teutônicos – seja por meio de cartas,artigos de jornal ou nos monstros em narrativas ficcionais, Lovecraft revela um sentimentoxenófobo, de cunho racista, contra o fluxo migratório dos diversos povos que passaram ahabitar a Nova Inglaterra - região idealizada pelo autor como a única detentora daverdadeira essência dos Estados Unidos. Através dos conceitos geográficos de lugar epaisagem do medo, Yi-Fu Tuan (2005; 2013) apresenta como os indivíduos se apropriam erecriam espaços a partir da experiência. Somado com o método da cartografia literária deRobert Tally (2013) evidencia-se como o escritor, tal como o cartógrafo, utiliza de váriosartifícios imaginários, baseados nas percepções da própria vivência, para criar mapassimbólicos que representam a realidade. Assim, observa-se que Lovecraft reconstruiu osignificado da região em que habitou usando suas próprias experiências, sensoriais eafetivas; como ocorreu em diversos escritos– narrativas ficcionais, epistolares e artigos emperiódicos – utilizando-se do imaginário histórico para ressignificar a identidade culturalestadunidense.