ENTRE O LITORAL E O SERTÃO: MAURO MOTA E SEUS ESPAÇOS DE EXPERIÊNCIA VIVIDA E IMAGINADA (1920-1980)
Mauro Mota. Espaço. Sertão. Nordeste. Campo Intelectual.
A presente tese reúne os esforços de pesquisas realizadas acerca do intelectual pernambucano Mauro Ramos da Mota Albuquerque (1908-1983). Considerando aqui uma obra vasta e diversa produzida durante as décadas de 1920 a 1970, esta pesquisa teve por objetivo principal analisar este acervo tendo como foco as relações entre este intelectual e os espaços compreendendo como ele afeta e é afetado por estes em suas dimensões sensoriais bem como que desdobramentos culturais surgem dessas interações. Assim, no conjunto da obra deste autor verificou-se três espacialidades a cidade do Recife, o sertão e o litoral da Zona da Mata. Além de pensar nestas relações com os espaços, este estudo dedicou-se a pensar como estas relações interferiram no posicionamento de Mota enquanto membro de um campo intelectual nordestino, ou seja, queremos demonstrar como a forma deste autor visualizar e representar os espaços esteve diretamente ligada as suas manobras dentro do seu campo intelectual e na sua relação com as esferas do poder político e econômico no período de atuação como chefe de instituições culturais como a Fundação Joaquim Nabuco, a Academia Pernambucana de Letras e o Conselho Federal de Cultura e no Diário de Pernambuco. Para realizar essas duas tarefas se utiliza de um acervo pessoal de obras do autor além de fontes disponíveis no acervo de Mauro Mota na Fundação Joaquim Nabuco e o acervo digital do Diário de Pernambuco da Hemeroteca Nacional. Como perspectiva metodológica utiliza-se a análise do discurso francesa via Michel Pêcheux para análise dos textos de Mota e o método praxiologico de Pierre Bourdieu para se mapear e analisar o percurso de Mota dentro de seu campo intelectual. Ao tratar da relação entre sujeito e espaços, esta investigação busca relacionar categorias como lugar, paisagem, cartografia literária, natureza e topofilia. Deste modo, esta investigação está teoricamente relacionada aos campos da geocrítica, geografia humanística e fenomenologia, além da história cultural. Tal conjunto diversificado de propostas metodológicas e teóricas tem por objetivo dar conta de um objeto também múltiplo.