PPGH/CCHLA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA Telefone/Ramal: (84) 3342-2246/755 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgh

Banca de QUALIFICAÇÃO: LEDA VIRGINIA BELARMINO CAMPELO

DISCENTE: LEDA VIRGINIA BELARMINO CAMPELO
DATA: 20/08/2013
LOCAL: C4, setor II de aulas

CINEMA E HISTÓRIA: uma investigação sobre o desenvolvimento de uma consciência histórica no espaço escolar.

Palavras-chave: Ensino de história; espaço escolar; cinema.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História

O cinema tem produzido um tipo de narrativa utilizada constantemente dentro de espaço escolar, com o objetivo de promover o desenvolvimento de conhecimento histórico. Nessa pesquisa buscaremos compreender as relações possíveis entre essas narrativas e a ciência histórica, problematizando, a partir das proposições fílmicas e dos pressupostos teóricos e metodológicos do ensino de história, as formas como os livros didáticos de história, aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), tem indicado o uso de filmes para esse fim, no sentido de desenvolver novos patamares de consciência histórica junto ao aluno inserido no processo de ensino de história.

Presidente - 1170781 - MARGARIDA MARIA DIAS DE OLIVEIRA
Interno - 1518086 - FRANCISCO DAS CHAGAS FERNANDES SANTIAGO JUNIOR
Interno - 1149464 - HELDER DO NASCIMENTO VIANA
Notícia cadastrada em: 19/08/2013 08:19