PPGH/CCHLA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA Telefone/Ramal: (84) 3342-2246/755 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgh

Banca de QUALIFICAÇÃO: JACQUELINE SOUZA SILVA

DISCENTE: JACQUELINE SOUZA SILVA
DATA: 28/08/2013
LOCAL: Auditório de Geografia

“INSTITUTO DE ANTRAPOLOGIA DE NATAL: A CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO CIENTÍFICO NO RIO GRANDE DO NORTE”

espaços da ciência; espaço social; campo científico; Instituto de Antropologia;

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil

No final da década de 50, o Estado do Rio Grande do Norte organizava a sua maior instituição científica e cultural, a Universidade do Rio Grande do Norte (URN). Entre as suas primeiras deliberações está a autorização para instalação do seu primeiro centro dedicado à pesquisa, o Instituto de Antropologia (IA). Organizado com a proposta de promover estudos sobre o homem e o território norte-rio-grandense, tendo inicialmente como foco a antropologia e paleontologia, teve como seus fundadores os professores Luís da Câmara Cascudo, José Nunes Cabral de Carvalho, Dom Nivaldo Monte e Veríssimo Pinheiro de Melo. Por mais de uma década (1960-1974), o IA promoveu e sediou um modelo de pesquisa científica universitária, caracterizada pela ênfase na pesquisa básica e na sua articulação com o ensino, o treinamento técnico de alunos e o esforço conjunto de uma equipe de professores pesquisadores para o desenvolvimento da pesquisa científica no Rio Grande do Norte. O surgimento do Instituto de Antropologia está intimamente associado aos interesses e aspirações dos seus pesquisadores. Foram eles os agentes que levaram o IA a se configurar como o símbolo de uma nova fase no desenvolvimento científico do Rio Grande do Norte, ao estabelecer uma tradição de pesquisa científica básica. O objetivo deste trabalho é pensar como o Instituto de Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte se configurou em um espaço da ciência, considerando a atuação de seus principais agentes.

Presidente - 1160787 - DOUGLAS ARAUJO
Interno - 1088824 - RAIMUNDO NONATO ARAUJO DA ROCHA
Interno - 1149437 - RAIMUNDO PEREIRA ALENCAR ARRAIS
Notícia cadastrada em: 14/08/2013 10:46