Banca de DEFESA: WILDE CARLOS DA SILVA E SILVA

DISCENTE : WILDE CARLOS DA SILVA E SILVA
DATA : 28/04/2021

CICLOS ECONÔMICOS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE A INSTABILIDADE DE MINSKY E A TEORIA AUSTRÍACA MISESIANA

Minsky, Mises, Teoria Austríaca, Ciclo Econômico, Crise Imobiliária, Especulação.

O presente estudo tem o objetivo de, avaliar a premissa de que a teoria austríaca misesiana de ciclos e a teoria minskyana, têm relevante grau de semelhança acerca da análise da dinâmica de ciclos econômicos, fundamentada a partir dos consideráveis pontos de correlação entre as duas teorias. A pesquisa segue essa linha comparativa entre as teorias, buscando entender as semelhanças, divergências e os pontos de complementaridade, identificando em cada etapa a influência da especulação. Para isso foi utilizada uma metodologia de cunho teórico bibliográfico de revisão de literatura sobre o tema proposto. Nessa perspectiva, a partir das descrições dos modelos e da comparação entre eles, foi feita a avaliação da hipótese acerca da relevância do grau de semelhança das análises das duas teorias de ciclo em questão. Dos resultados obtidos tem-se que as teorias apresentam um considerável grau de compatibilidade, em vários elementos e princípios, nas suas proposições de modelo para o ciclo, porém se percebe divergências fundamentais quanto às causalidades e prescrições. Além disso, a especulação se destaca como determinante para a estruturação de ambas as teorias, apresentando-se como desestabilizadora quando é amplamente disseminada.

Presidente - 2374343 - ANDRE LUIS CABRAL DE LOURENCO
Interna - 1149545 - MARCIA MARIA DE OLIVEIRA BEZERRA