Banca de DEFESA: FRANCISCO DANILO DA SILVA FERREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO DANILO DA SILVA FERREIRA
DATA: 18/09/2015
HORA: 14:00
LOCAL: NEPSA
TÍTULO:

GASTOS PÚBLICOS EM EDUCAÇÃO MUNICIPAL: Uma análise da eficiência-custo na gestão dos recursos no ensino fundamental no estado do Rio Grande do Norte.


PALAVRAS-CHAVES:

Fronteira estocástica de custos, DEA, municípios.


PÁGINAS: 74
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
RESUMO:

O presente estudo avalia a eficiência custo dos municípios do estado do Rio Grande do Norte na execução dos gastos no ensino fundamental realizados no ano de 2011, assim como, a analisar os determinantes da ineficiência dos mesmos. Para tanto, empregou-se duas abordagens metodológicas (i) fronteira estocástica de custo, e (ii) analise envoltória de dados (DEA) de custo, a qual permite identificar a fronteira de eficiência dos municípios em análise de forma não paramétrica. Cada uma das referidas técnicas apresentam vantagens e limitações. Os resultados alcançados demonstram que nas duas abordagens metodológicas, os municípios apresentaram no geral um baixo nível de eficiência, e que apenas no DEA custo onze municípios alcançaram a fronteira de eficiência. O referido resultado sugere que parte significativa dos municípios potiguares deve revisar suas práticas administrativas, em especial os meios de alocação dos recursos. No que se refere aos determinantes da eficiência, observou-se resultados distintos por parte dos dois métodos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FRANCISCO SOARES DE LIMA - UERN
Externo ao Programa - 1957532 - JOAO PAULO MARTINS GUEDES
Presidente - 388012 - JORGE LUIZ MARIANO DA SILVA
Notícia cadastrada em: 08/09/2015 12:38
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao