Banca de QUALIFICAÇÃO: VINICIUS RODRIGUES VIEIRA FERNANDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VINICIUS RODRIGUES VIEIRA FERNANDES
DATA: 23/12/2013
HORA: 14:00
LOCAL: SALA B7
TÍTULO:

Possibilidades e limites nos assentamentos de reforma agrária: a experiência da Cooperativa dos Agricultores dos Frutos da Paz (COOAPAZ) no município de Maxaranguape/RN.


PALAVRAS-CHAVES:

Reforma Agrária Assistida de Mercado; Programa Nacional do Crédito Fundiário; Desenvolvimento rural; COOAPAZ


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
RESUMO:

A Reforma Agrária Assistida de Mercado (RAAM) vem se constituindo como uma forma alternativa de reforma agrária. Trata-se, na verdade, de uma política de aquisição de terras disseminada ideologicamente e financiada pelo Banco Mundial. Nesse meio termo, adverte-se que a compra da terra é apenas o ponto de partida, de modo que o processo de desenvolvimento de um assentamento dependerá de outros aspectos. Partindo desse pressuposto, este estudo promulga a importância de se investigar os fatores preponderantes e os enclaves para o desenvolvimento dos assentamentos. Nessa perspectiva e utilizando-se de um estudo de caso, este trabalho tem como objetivo geral analisar as razões que levaram ao êxito e ao fracasso da Cooperativa dos Agricultores dos Frutos da Paz (COOAPAZ), localizada no município de Maxaranguape/RN, no período 2007-2013. Dada a disparidade de eficiência presente em determinados arranjos familiares, busca-se compreender por que o desenvolvimento rural da COOAPAZ foi interrompido. Através da utilização do método dedutivo, da execução de uma pesquisa histórica, descritiva e analítica, da realização de entrevistas e de uma revisão literária, constrói-se a hipótese de que a quebra de confiança entre os agentes foi o principal fator de declínio da cooperativa.A primeira análise dos resultados, isto é, a que diz respeito aos fatores exitosos, evidenciaram que o desenvolvimento rural da COOAPAZ foi impulsionado pelo fortalecimento da agricultura familiar, pluriatividade e o capital social.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EMANOEL MÁRCIO NUNES - UERN
Presidente - 1149330 - JOAO MATOS FILHO
Externo ao Programa - 1149332 - LINCOLN MORAES DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 13/12/2013 13:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao